[weglot_switcher]

França. Veolia fecha aquisição da rival Suez para criar gigante de 37 mil milhões

A empresa francesa consegue assim finalizar o acordo de compra, perante a promessa de revenda de parte dos ativos e de benefícios sociais para os trabalhadores da Suez. O negócio cria um gigante do sector com 37 mil milhões de euros de receita combinada.
12 Abril 2021, 13h32

A Veolia finalizou a compra da Suez, empresa rival no mercado da gestão de resíduos e de água, dando por terminado um longo processo que esbarrou frequentemente nas exigências desta última. Segundo a Bloomberg, o acordo foi desbloqueado graças ao compromisso assumido pela Veolia de revenda de parte da empresa, para obedecer às regras de concorrência.

A empresa compradora concordou igualmente em subir o preço da oferta, que passou de 18 euros por ação para 20,50 euros, além de ter acenado com benefícios sociais para os empregados da Suez. Assim, a Veolia adquiriu os 70% do capital que ainda não detém daquela empresa, depois de, em 2020, ter adquirido os restantes 20% à Engie.

A operação significa uma avaliação de 13 mil milhões de euros da empresa agora comprada. A Bloomberg aponta para as receitas de cerca de 37 mil milhões de euros que ambas as firmas combinadas atingiram, sendo que o acordo deverá ser formal a 14 de maio.

Ainda assim, partes da Suez ficam de fora do acordo, comprometendo-se a Veolia a vendê-las num negócio que envolve uma capacidade de geração de receitas estimada em 6,9 mil milhões de euros. Estas frações do negócio ficam assim à disposição dos fundos de investimento Meridiam, Ardian e Global Infrastrutucture Partners, como anunciou o diretor executivo da empresa compradora, Antoine Frerot.

“Dado que conseguiremos a maioria dos ativos que realmente queríamos para o nosso projeto, este negócio criará valor para os acionistas da Suez”, afirmou Frerot no comunicado que informa do acordo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.