Fraude fiscal de 13,5 mil milhões desencadeia investigação na Dinamarca

A líder social-democrata Mette Frederiksen diz que esta “crise” do departamento fiscal da Dinamarca é “um dos maiores escândalos dos últimos tempos”.

REUTERS/Fabian Bimmer

O governo dinamarquês deu início a uma investigação sobre má gestão e fraude, que durou vários anos, resultando num prejuízo de 13,56 mil milhões de euros para o país, noticia a Bloomberg.

O primeiro-ministro, Lars Lokke Rasmussen, disse é preciso descobrir as razões que deram origem a tal perda, e defende que o Estado deve manter a confiança na geração de receita, que é a espinha dorsal de um dos melhores sistemas de proteção social do mundo.

A “confiança que foi construída através de várias gerações pode ser perdida num único segundo”, afirma Rasmussen. “Se isso acontecer, a fundação sobre a qual o nosso estado está construído pode desintegrar-se.”

A investigação foi exigida pelo Partido Popular Dinamarquês, um grupo anti-imigração que não faz parte da coligação governante, e pelos social-democratas da oposição. Os dois partidos citaram um recente relatório interno, que prova que o Estado só deve conseguir recuperar cerca de um quinto do dinheiro perdido.

 

Recomendadas

Montalegre faz sessões de esclarecimento de combate à vespa velutina

A Câmara de Montalegre, através do Gabinete Técnico Florestal (GTF), promove três sessões de esclarecimento que visam combater a denominada Vespa Velutina, mais conhecida por “vespa asiática”. As sessões estão abertas a toda a comunidade. As acções, coordenadas pelo técnico José Luís Tavares, decorrem em Fafião (26 de Agosto, no Ecomuseu de Barroso – Vezeira […]

Vieira da Silva aguarda com tranquilidade pedidos de fiscalização da lei laboral

O ministro do Trabalho e da Segurança Social afirmou esta quarta-feira que vai aguardar com tranquilidade os eventuais pedidos de fiscalização da constitucionalidade das alterações à lei laboral, nomeadamente do alargamento do período experimental de 90 para 180 dias. O diploma que altera o Código do Trabalho foi promulgado na segunda-feira pelo Presidente da República […]

Ministério da Agricultura lança plano de recuperação florestal para Mação, Sertã e Vila de Rei

O Governo criou já o Grupo de Trabalho que vai elaborar o Plano Integrado de Transformação Territorial para os concelhos de Mação, Sertã e Vila de Rei, recentemente afectadas por grandes incêndios. O objectivo deste plano é recuperar a área ardida e activar a gestão agroflorestal. Trata-se de uma iniciativa conjunta dos Gabinetes dos Ministros […]
Comentários