Frio a chegar? Vacine-se contra a gripe e mantenha-se quente e hidratado, recomenda DGS

“Se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira”, refere a Direção-Geral de Saúde.

Kai Pfaffenbach/REUTERS

A Direção-Geral de Saúde (DGS) recomendou este domingo que as pessoas tomem a vacinas contra gripe e que mantenham o corpo quente e hidratado já que as temperaturas deverão descer nos próximos dias. Numa nota emitida hoje, a DGS recorda que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê tempo frio e seco para os próximos dias, esperando-se temperaturas mínimas negativas em alguns dos distritos do país.

Por isso, a entidade de saúde recomenda à população que se vacine contra a gripe e que se proteja do frio, mantendo o corpo quente, através do uso de luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente e utilizando várias camadas de roupa. Também é recomendada a ingestão de líquidos e sopas para manter o corpo hidratado e, no exterior, é recomendado cuidado com situações de queda.

Nas casas, a recomendação é que estas se mantenham quentes, alertando a DGS para a necessidade de verificar “se os equipamentos de aquecimento estão em condições de ser usados e o estado de limpeza da chaminé da lareira”. Nos casos de lareiras, braseiras, salamandras ou equipamentos de aquecimento a gás, é preciso “ventilar as divisões da casa”, uma vez que “a acumulação de gases pode causar intoxicação ou morte”.

Para as pessoas que tenham algum problema de saúde, a DGS recomenda a toma dos medicamentos “conforme a indicação” do médico e recomenda que não se tomem antibióticos “sem indicação médica” e que não se vá de “imediato para a Urgência Hospitalar”, devendo antes recorrer à Linha Saúde 24 (808 24 24 24), ao 112 ou ao médico assistente.

No sábado, o IPMA lançou um aviso amarelo (o segundo numa escala de quatro) para os distritos de Bragança, Vila Real, Guarda e Aveiro até às 09:59 de segunda-feira, devido à “persistência de valores baixos de temperatura mínima”.  Nos restantes distritos de Portugal continental, a temperatura mínima à noite será de um grau celsius em Beja, dois em Viana do Castelo, Porto e Castelo Branco e três em Aveiro e Portalegre.

Recomendadas

Manifestação contra o aborto e eutanásia junta milhares de pessoas em Paris

De acordo com a agência AP, o grupo de manifestantes apelou a que os médicos deixem de realizar abortos, alegando para isso “objeção de consciência”. Em França são realizados, anualmente, cerca de 200.000 abortos.

Guarda prisional agredido em Paços de Ferreira levado para o hospital com ferimentos ligeiros

Um guarda prisional agredido hoje de manhã na cadeia de Paços de Ferreira foi transportado para o Hospital Padre Américo, em Penafiel, com ferimentos considerados ligeiros, disseram à Lusa os bombeiros locais.

Natixis quer mais mulheres nas áreas tecnológicas

O banco francês lançou o projeto Champion for Change, que pretende promover a diversidade e a inclusão no sector da tecnologia em Portugal.
Comentários