[weglot_switcher]

Frulact adquire negócio da produtora IFF para expandir negócios para o Norte e Centro da Europa

Ao adquirir as unidades produtivas e plataformas da IFF na Alemanha, Suíça e França, o grupo com sede em Portugal irá aumentar a sua presença produtiva global de cinco para sete países e reforçar a atividade em França, chegando, com os seus produtos, a mais de 40 países
11 Maio 2021, 18h45

O Grupo Frulact adquiriu o negócio referente à unidade de preparação de fruta da IFF – International Flavors & Fragrances Group para expandir os seus negócios para o Norte e Centro da Europa.

Com esta aquisição, a Frulact, vai atingir um volume de faturação de 200 milhões de euros anuais.

“O Grupo Frulact continua a acelerar o seu crescimento, expandindo-se agora para o norte e centro da Europa. Com base no acordo com a Internacional Flavors & Fragances Group (IFF), anunciado hoje [dia 11 de maio] e sujeito a aprovações regulatórias, o Grupo Frulact irá adquirir o negócio de preparação de fruta da IFF que produz soluções de fruta, vegetais, ervas e carne para os mercados de alimentação, bebidas e alimentação para animais de estimação destinadas a pequenas e médias empresas e negócios regionais, particularmente na Europa Ocidental, países Nórdicos e Norte de África”, revela um comunicado da Frulact.

De acordo com os responsáveis da empresa, “esta expansão irá permitir ao grupo Frulact alcançar novas geografias e diversificar o portefólio de ingredientes, melhorando a sua proposta de valor junto dos clientes”.

“Ao adquirir as unidades produtivas e plataformas na Alemanha, Suíça e França, o grupo irá aumentar a sua presença produtiva global de cinco para sete países e reforçar a atividade em França, chegando, com os seus produtos, a mais de 40 países”, explica o referido comunicado, acrescentando que, “com esta operação, a capacidade de produção do Grupo Frulact vai aumentar 35% e o número de colaboradores vai crescer 25%”.

O acordo inclui a aquisição de duas unidades de produção, vendas e instalações de I&D (Investigação & Desenvolvimento) na Alemanha e Suíça, e uma instalação de vendas e I&D em França, mas o valor da operação não foi divulgado.

Gonzalo Fernandez, Managing Director da Ardian Espanha e conselheiro da Ardian França, acionista da Frulact, esclarece que “este acordo vai permitir ao Grupo Frulact dar mais um passo rumo à ambição de se tornar líder mundial em soluções de ingredientes naturais”.

“A operação sustenta a visão da Ardian para o crescimento contínuo do Grupo Frulact. Poucos meses depois de ter reforçado a relevância no mercado norte-americano através da aquisição do portefólio de negócios da Sensient Technologies Corporation, o grupo expande agora de forma significativa o seu alcance e potencial na Europa e no Norte de África”, assinala o mesmo responsável.

O mesmo comunicado sublinha que, “com esta aquisição, o Grupo Frulact atinge um volume de negócios de 200 milhões de euros e 900 colaboradores, com uma presença mundial em três continentes”.

“Esta operação irá reforçar a estratégia de sustentabilidade da Frulact, comprometida com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” da ONU – Organização das Nações Unidas, asseguram os responsáveis da empresa.

A Frulact é um grupo empresarial, fundado no Porto em 1987 pela família Miranda, “que se posiciona como uma empresa inovadora de topo no fornecimento de ingredientes de valor acrescentado para a indústria alimentar e de bebidas, focada nos preparados de fruta, ingredientes à base de plantas e outras especialidades”.

Segundo o comunicado em questão, a Frulact abastece globalmente um vasto conjunto de produtores de lacticínios, bebidas e gelados a partir das suas unidades de produção na Europa (Portugal e França), América do Norte (Canadá), e África (Marrocos e África do Sul).

A sede da Frulact é em Portugal, e a empresa tem como acionista a Ardian, uma sociedade de investimento privado responsável pela gestão e consultoria de 110 mil milhões de dólares em ativos na Europa, América do Norte, Ásia, e América do Sul, sendo detida maioritariamente pelos seus colaboradores.

A Ardian opera com mais de 700 trabalhadores a trabalhar a partir de 15 escritórios na Europa (Frankfurt, Jersey, Londres, Luxemburgo, Madrid, Milão, Paris e Zurique), Américas (Nova Iorque, São Francisco e Santiago) e Ásia (Pequim, Singapura, Tóquio e Seul).

Gere fundos em nome de mais de mil clientes, baseada em cinco pilares de investimento especializado: fundo de fundos, fundos diretos, infraestruturas, imobiliário e dívida privada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.