[weglot_switcher]

Função Pública: janeiro trará aumentos a mais de metade dos funcionários

O Governo vai criar um “modelo por pontos” para decidir a progressão na carreira dos funcionários públicos. Os aumentos começarão a ser pagos em janeiro, a mais de metade dos trabalhadores do Estado.
4 Setembro 2017, 11h46

Em janeiro inicia-se o processo de descongelamento de carreiras na função pública, o que será feito através de um “modelo por pontos”, adianta o Negócios na sua edição de segunda-feira.

De acordo com este modelo, “todos os funcionários públicos que tenham acumulado pontos suficientes para progredir entre 2010 e 2015 terão as progressões reconhecidas formalmente e uma percentagem desses direitos repostos imediatamente em janeiro de 2018”, adiantou ao jornal fonte do Ministério das Finanças.

Assim, serão mais de 250 mil os empregados do Estado a ter direito a um aumento já em 2018, uma percentagem de mais de 50% do total de 500 mil trabalhadores do Estado. Por saber está, no entanto, o valor do aumento e se as atualizações dependerão do salário atual.

No momento, afirma o periódico, o Governo está a realizar um levantamento dos funcionários que que têm direito à progressão, ficando para depois a divulgação dos números oficiais.

Recorde-se que o descongelamento das carreiras no Estado fará parte do OE 2018, mas deverá ser aplicado de forma progressiva ao longo dos próximos anos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.