[weglot_switcher]

Funchal abre candidaturas para apoio a manuais escolares a 27 de junho

Em 2020 este apoio chegou a mais de 5.500 alunos.
17 Junho 2021, 08h04

A Câmara Municipal do Funchal anunciou que vai abrir as candidaturas para apoio a manuais escolares a 27 de junho, para o 1º, 2º, e 3º Ciclos do Ensino Básico do concelho. Este processo será realizado exclusivamente online, através do site http://funchalapoia.cm-funchal.pt, e vai decorrer até 6 de outubro para o 1º ciclo, e até 26 de julho para os alunos dos 2º e 3º ciclos.

A autarquia sublinha que vai apoiar todos os alunos das escolas de 1º ciclo do ensino básico públicas e privadas com um voucher, que poderá ser trocado nos estabelecimentos aderentes ao Programa por manuais escolares definidos para a escola e ano de escolaridade do aluno.

O valor deste voucher varia consoante a ação social educativa, atingindo os 30 euros aos beneficiários e 60 euros aos não beneficiários.

A autarquia sublinha que no caso do valor atribuído ser superior ao valor dos manuais do 1º Ciclo do Ensino Básico ou, no caso dos alunos apoiados pela Acão Social Escolar, não seja necessário adquirir manuais, “o valor do voucher poderá ser utilizado nas livrarias e papelarias do Funchal para aquisição de material escolar, de acordo com a lista que será previamente definida pela escola”.

Já no 2º e 3º ciclos, a autarquia vai apoiar com manuais escolares todos os alunos das escolas públicas e privadas do Funchal, “desde que estes tenham residência permanente no concelho há mais de um ano, e não tenham, igualmente, acesso gratuito aos manuais digitais”.

Este apoio prevê que todos os manuais e cadernos de atividades para os alunos sejam atribuídos a título de empréstimo, devendo ser devolvidos no final do ano letivo em estado de conservação adequado à sua reutilização.

A devolução dos manuais escolar, para os alunos dos 2º e 3º ciclos vai decorrer no seguintes períodos:

– 5º e 6º ano de escolaridade – de 6 a 9 de julho

– 7º ano de escolaridade – de 13 a 16 de julho

– 8º ano de escolaridade – de 20 a 23 de julho

– 9º ano de escolaridade – de 27 a 30 de julho

O presidente da Câmara Municipal do Funchal, Miguel Silva Gouveia, para além de enaltecer esta medida implementada pelo município em 2017, “com vista à gratuitidade do ensino no concelho do Funchal”, sublinhou que em 2020 este apoio “chegou a mais de 5.500 alunos, mostrando que, apesar das adversidades que são conhecidas, não baixamos os braços e continuamos a investir na educação das nossas crianças, na igualdade de oportunidades e numa maior qualidade de vida para as nossas famílias”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.