[weglot_switcher]

Funchal: Coligação Confiança garante construção de 202 novas habitações sociais

O cabeça de lista da Coligação Confiança referiu que gostaria que o Funchal também tivesse acesso às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, destinadas à construção de habitação social.
18 Setembro 2021, 10h30

A candidatura da Coligação Confiança à Câmara Municipal do Funchal esteve na passada sexta-feira, 17 de setembro, na Nazaré, na freguesia de São Martinho, onde no próximo mandato quer avançar com a construção de nova habitação social no concelho. O candidato Miguel Silva Gouveia disse que já garantiram o financiamento junto do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) para a construção de 202 fogos de habitação social.

A habitação social a ser construída será não só na Nazaré, mas também na Quinta das Freiras e na Penha de França, a par da intenção de aquisição de edifícios no centro da cidade, que serão reabilitados também para habitação social.

O primeiro projeto a implementar é na freguesia de São Martinho, mais precisamente no início da Avenida Mário Soares, junto à Nazaré, já em 2022.

“Para esta zona, temos programada a construção de um prédio com 33 habitações, nomeadamente doze fogos de tipologia T1, doze fogos de tipologia T2 e nove fogos de tipologia T3, aqui num local onde já existe um terreno que é municipal. Neste momento, o projeto está concluído”, explicou Miguel Silva Gouveia.

O candidato refere que esta iniciativa será financiada pelo protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal do Funchal e o IHRU, que tem uma dotação financeira de 28 milhões de euros para o efeito, sendo que “está previsto, para este projeto em específico, um investimento de quatro milhões de euros em São Martinho.”

O atual autarca vincou que “a CMF, sob a gestão da Coligação Confiança, foi a entidade pública na Madeira que mais habitação social construiu no último mandato, mesmo apesar de não existir qualquer fonte de financiamento, quer do IHRU, quer do PRR, num total de 66 fogos, financiados recorrendo ao crédito bancário”.

“Isto demonstra o compromisso que nós temos com a habitação, com este que é um direito constitucional, e vamos continuar a investir na resolução dos problemas habitacionais do nosso concelho, não só com nova habitação, mas também com um programa de promoção do arrendamento”, destacou.

O cabeça de lista da Coligação Confiança referiu, por fim, que gostaria que o Funchal também tivesse acesso às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência, destinadas à construção de habitação social.

“Esse dinheiro não pode ser exclusivamente destinado ao Governo Regional e ao IHM, como acontece neste momento, porque as Câmaras Municipais têm dado mostras de que têm capacidade de desenvolver projetos e colocar obras no terreno de forma mais eficaz. Se tivermos linhas de financiamento comunitárias, é ainda mais fácil, porque o trabalho já demonstrámos que sabemos fazer”, rematou Miguel Silva Gouveia.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.