[weglot_switcher]

Funchal ocupa terceiro lugar no estudo ‘Doing Business’ do Banco Mundial

O estudo comparou indicadores que possuem influência na abertura e sobrevivência de um negócio e envolveu mais 24 cidades europeias.
5 Julho 2018, 10h02

A cidade do Funchal ocupou o terceiro lugar, no estudo Doing ‘Business in Portugal’ que envolveu mais 24 cidades europeias, no total dos cinco indicadores regulatórios medidos.

O vice-presidente da autarquia, Miguel Gouveia, esteve em Zagreb, na Croácia, na passada quarta-feira, para a apresentação deste relatório que compara indicadores que possuem influência na abertura e sobrevivência de um negócio.

Miguel Gouveia salientou o orgulho que foi o Funchal ter sido seleccionado para esta análise do Banco Mundial juntamente com outras 24 cidades europeias.

“Isto porque é muito importante sabermos, desde logo, não só onde nos situamos em termos de clima económico no contexto europeu, mas também quais são as melhores práticas do que se faz um pouco por toda a Europa, para podermos adequá-las à nossa cidade e fazer com que aqueles que investem no Funchal possam também beneficiar dessas práticas”, afirmou.

No estudo a cidade do Funchal destacou-se em áreas como o registo de propriedades e no indicador de obtenção de contratos da água e eletricidade, na área do estabelecimento de novas ligações.

O terceiro lugar obtido pelo Funchal, disse o vice-presidente da autarquia, é “uma reafirmação de confiança no nosso trabalho” que agora passa a ter relevância a nível europeu.

“Em termos dos indicadores avaliados, verificamos igualmente que o Funchal está sempre abaixo daquelas que são as médias da União Europeia, no entanto, isso não é motivo para cruzarmos os braços, antes pelo contrário”, destacou o autarca.

Miguel Gouveia diz que o objectivo passa por “procurar reduzir a carga burocrática” para se melhorar “o nosso atendimento aos investidores e aos empresários que pretendam fazer negócio no Funchal” fazendo alusão à criação de um Balcão do Investidor um local onde se registou mais de 3500 atendimentos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.