[weglot_switcher]

Funchal: PS recorre ao PAN para viabilizar executivo em Santa Maria Maior e critica intransigência do BE

O PS critica a intransigência do Bloco de Esquerda (BE) em fazer parte da equipa da junta com um determinado elemento, o que levaria ao incumprimento da Lei da Paridade. Os socialistas sublinham que o presidente eleito para a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior ofereceu a presidência da Assembleia de Freguesia ao BE que foi recusada.
20 Outubro 2021, 09h14

O PS anunciou que vai apresentar uma solução para o executivo da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior com o PAN, referindo que esta decisão resulta da intransigência do Bloco de Esquerda (BE) em fazer parte da equipa da junta com um determinado elemento, o que levaria ao incumprimento da Lei da Paridade.

A concelhia do PS Funchal refere que a votação que pretendia determinar o executivo da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior teve que ser suspensa devido aos sucessivos empates no apuramento dos resultados.

“Em causa o cumprimento da Lei da Paridade para o executivo da junta que impede a presença do elemento indicado pelo Bloco de Esquerda, contrariando a vontade deste partido que assim se absteve na votação. De realçar que o presidente eleito para a Junta de Freguesia, Guido Gomes, ofereceu a presidência da Assembleia de Freguesia ao BE, que foi recusado pelo partido”, refere o PS Funchal.

A concelhia do PS sublinha que o acordo de Coligação referia “explicitamente” que a responsabilidade da escolha dos executivos “compete ao presidente da Junta de Freguesia eleito, sendo que todos os partidos se comprometem a cumprir a Lei da Paridade na elaboração de todas as listas a apresentar. Um compromisso ao qual o presidente de junta eleito obedece na proposta de equipa”.

O PS Funchal refere também que o empate na votação também se deveu o facto do eleito presidente da Câmara do Funchal, Pedro Calado, pretende para o PSD a presidência da Assembleia de Freguesia em “troca da viabilização da equipa da Junta, algo prontamente recusado pelos eleitos pela Coligação Confiança e que motivou o voto contra do PSD, resultando assim num bloqueio à votação”.

O presidente da concelhia do PS Funchal, Gonçalo Jardim, criticou a “chantagem do PSD que, vendo recusada a sua ambição de liderar a Assembleia de Freguesia, queira tentar assaltar o poder a todo o custo, começando já a votar contra a vontade do povo de Santa Maria Maior e a empatar a vida dos residentes”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.