[weglot_switcher]

Fundação la Caixa e FCT financiam 8 projetos de I&D em biomedicina e saúde

Os projetos foram selecionados através de um concurso aberto e competitivo em que participaram 256 avaliadores internacionais. Vão receber 5 milhões de euros.
25 Julho 2018, 07h30

Os primeiros oito projetos de I&D de instituições portuguesas selecionados no âmbito da “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b” da Fundação la Caixa e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) são apresentados esta quarta-feira, 25 de julho, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e o presidente honorário do BPI e curador da Fundação la Caixa, Artur Santos Silva, participam na sessão acompanhados pelo presidente do conselho diretivo da FCT, Paulo Ferrão, e pelo diretor corporativo de Investigação e Estratégia da Fundação la Caixa, Ángel Font.

Cerca de cinco milhões de euros é a dotação destinada a apoiar o primeiro conjunto de oito projetos de I&D selecionados por um júri internacional nas quatro das áreas do concurso, o qual foi conduzido através da Fundação la Caixa em Espanha e Portugal, designadamente em neurociências, doenças infeciosas, doenças cardiovasculares, e em projetos transdisciplinares com impacto em biomedicina. Os projetos foram selecionados através de um concurso aberto e competitivo em que participaram 256 avaliadores internacionais.

A iniciativa insere-se no programa “Go Portugal – Global Science and Technology Partnerships Portugal”, promovido pelo MCTES através da FCT.

O concurso de investigação em saúde da Fundação la Caixa que foi aberto a Portugal pela primeira vez em 2018 em colaboração com a FCT, destina 12 milhões de euros anualmente a projetos de investigação de excelência e com impacto social no âmbito da biomedicina e da saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.