[weglot_switcher]

Fundação La Caixa e FCT reforçam cooperação na investigação científica e interior

As duas instituições assinaram esta quarta-feira, 17 de maio, três novos protocolos para reforçar a investigação biomédica e em ciências sociais e o apoio a projetos de desenvolvimento no Interior do país.
  • Cristina Bernardo
17 Junho 2020, 18h42

A Fundação La Caixa e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) assinaram hoje três protocolos que “reforçam e estabelecem os termos de uma cooperação permanente” entre as duas entidades, em três áreas de atividade: investigação biomédica, investigação em ciências sociais e apoio a projetos de desenvolvimento no interior do país. Participaram na cerimónia Artur Santos Silva, presidente honorário do BPI e curador da Fundação La Caixa, na foto, Helena Pereira, presidente da FCT, Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e Isabel Ferreira, secretária de Estado da Valorização do Interior.

Os acordos prevêem o financiamento conjunto de projetos através de candidaturas a três concursos. A saber:

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b. O financiamento destina-se a cinco áreas específicas: oncologia, neurociências, doenças infeciosas, doenças
cardiovasculares e tecnologias facilitadoras nestas áreas. Esta iniciativa foi lançada em 2018, tendo a Fundação La Caixa e a FCT, em conjunto, destinado 6,4 milhões de euros para 16 projetos de centros de investigação e investigadores portugueses.

Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s.  A primeira edição foi lançada em 2020, encontrando-se neste momento em fase de avaliação das candidaturas. Esta iniciativa visa apoiar “o desenvolvimento de investigações na área social que permitam compreender os desafios sociais mais prementes”. O concurso destina-se “a investigadores no ativo que possam demonstrar um trajeto científico independente e comprovar produção científica recente”. Está prevista uma dotação por parte da Fundação La Caixa de 1,5 milhões de euros para o total dos projetos selecionados.

Programa Promove. Está orientado para a promoção das regiões do interior de Portugal através da investigação e inovação. O programa, com duas edições anteriores, inclui pela primeira vez uma linha específica com o apoio da FCT, destinada a promover projetos de I&D que contribuam para o desenvolvimento das regiões do interior e fronteiriças, tendo por base “o conhecimento e a inovação numa perspetiva de valorização dos recursos e competências locais e de reforço dos recursos humanos qualificados”.

A linha agora criada vai apoiar projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico ou inovação em quatro domínios enquadrados nas linhas estratégicas do Governo para valorização do interior. A saber: águas termais, parques, reservas naturais e espaços naturais de relevância ambiental, estudos sobre riscos biológicos e desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos naturais para o mercado nacional e internacional.

Nas duas primeiras edições do Promove foram financiados 13 projetos-piloto inovadores e sete ideias de estudantes de instituições do ensino superior localizadas nas áreas abrangidas, com um investimento total de cerca de 1,4 milhões de euros.

Em 2020, a Fundação La Caixa, maior acionista do Grupo CaixaBank, e o BPI vão destinar 30 milhões de euros a projetos sociais, de investigação, educativos e de divulgação cultural e científica em Portugal. Número que deverá aumentar até 50 milhões de euros anuais nos próximos anos, quando todos os programas estiverem implementados e a funcionar em pleno.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.