[weglot_switcher]

Fundador do Instagram pode vir a liderar TikTok caso negócio seja aprovado

Apesar de ser o nome apontado, o “The Times” aponta que as discussões entre as duas empresas ainda estão numa fase inicial, e que nenhum porta-voz quis prestar declarações.
18 Setembro 2020, 15h10

A chinesa TikTok e a norte-americana Oracle ainda estão a acertar os detalhes da aquisição, por parte da norte-americana, mas o negócio parece estar bem encaminhado, uma vez que já se apontam nomes para ocupar o lugar de CEO.

O fundador da rede social Instagram, Kevin Systrom, parece ser o nome escolhido para liderar a rede social chinesa, após a saída de Kevin Mayer, ex-presidente da Divisão internacional da The Walt Disney Company, que abandonou a ByteDance ao fim de três meses na empresa.

Apesar de ser o nome apontado, o “The Times” aponta que as discussões entre as duas empresas ainda estão numa fase inicial, e que nenhum porta-voz quis prestar declarações. Segundo a “Bloomberg”, o Departamento do Tesouro norte-americano aprovou um pré-acordo que deixaria grande parte das ações nas mãos de acionistas da Oracle, mas a ByteDance ainda precisa de obter autorização de Donald Trump para concluir o negócio, num prazo que termina este domingo.

Apesar de ser um nome desconhecido, Systrom criou a rede social Instagram, tendo depois vendido a rede social a Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, por perto de mil milhões de dólares. Após as notícias darem conta que o TikTok podia ser expulso do território norte-americano, o atual detentor do Instagram, Zuckerberg, apressou-se para lançar o ‘Reels’, uma aplicação semelhante aos vídeos curtos da empresa chinesa.

Trump vai banir download de TikTok a partir de domingo

A administração de Trump vai emitir uma ordem para banir que os norte-americanos façam o download da aplicação TikTok, já a partir do próximo domingo, 20 de setembro, data em que a empresa-mãe da rede social chinesa tem até fechar um negócio com a empresa norte-americana Oracle.

O Departamento do Comércio vai proibir a Apple e a Google de oferecerem o TikTok nas suas bases de dados, bem como a WeChat, rede social criada anteriormente à TikTok e que pertence à ByteDance.

Ainda assim, de acordo com três funcionários da Casa Branca, o presidente norte-americano ainda pode cancelar a ordem caso a ByteDance finalize o acordo com a Oracle e a torne sua parceria tecnológica.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.