[weglot_switcher]

Fundo de Pensões do Novo Banco lidera rendibilidade a 1 ano e BBVA a 5 anos

A APFIPP – Associação Portuguesa dos Fundos de Investimento, Pensões e Património divulgou o ranking das cinco maiores rentabilidades dos Fundos de Pensões Abertos.
  • Hugo Correia/Reuters
11 Abril 2018, 18h25

A APFIPP – Associação Portuguesa dos Fundos de Investimento, Pensões e Património divulgou o ranking das 5 maiores rentabilidades dos Fundos de Pensões Abertos. Os resultados brutos de impostos e sem considerar as comissões de subscrição e resgate, revelam que o Grupo Novo Banco (a sociedade gestora GNB- SGFP) liderada no top 5 a um ano. O Multireforma tem uma rentabilidade anualizada de 3,7%, um volume sob gestão de 58,4 milhões de euros e possui o nível de risco 2.

Em segundo lugar ficou o Fundo Viva da sociedade do Grupo Montepio, Futuro. Com 3,4% de rentabilidade anualizada, um volume sob gestão de 39,7 milhões e um nível de risco 3. Em terceiro lugar e em quarto estão dois fundos da GNB- SGFP , um de risco 3 e outro de risco 2, com rentabilidades de 3,2% e 2,9%, respetivamente. O montante sob gestão é de 16,1 milhões e 68,6 milhões, respetivamente.

No quinto lugar surge um fundo da Real Vida Seguros, o Real Reforma Activa, com rentabilidade anualizada de 2,8%, um volume sob gestão de 5,8 milhões e um nível 3 de risco.

“Depois da liderança no fundo de acções Portugal e do fundo de obrigações Euro, no final de março, o Grupo Novo Banco lidera o Top 5 das rentabilidades a um ano dos Fundos de Pensões Abertos, e  3 dos mais rentáveis são da sociedade gestora do Novo Banco”, diz a instituição.

No ranking da rentabilidade a cinco anos, o líder do Top 5 é a BBVA Fundos. O fundo Aberto Proteção 2020 tem uma rentabilidade anualizada de 5,5%, um montante sob gestão de 23,7 milhões e um nível de risco 3.

Segue-se o Fundo Horizonte Acções, da Ocidental Pensões, com uma rentabilidade anualizada de 5,1%. O montante sob gestão deste fundo é de 15,8 milhões e o nível de risco 4.

Também com nível de risco 4 e em terceiro lugar surge o Optimize Capital Pensões Acções, da Real Vida Seguros, com uma taxa de rentabilidade anualizada de 4,9% e um volume sob gestão de 1,6 milhões.

Em quarto lugar aparece o Multireforma Ações do GNB – SGPF, com rentabilidade de 4,5% e um montante sob gestão de 9,8 milhões. O nível de risco é 5.

Por fim o Optimize Capital Pensões Equilibrado, da Real Vida Seguros, com rentabilidade de 4,1%, um nível de risco 4 e um volume sob gestão de 1,3 milhões.

O risco vai do mínimo (nível 1) ao máximo (nível 7).

Os valores apresentados nos rankings não traduzem garantia de rendibilidade futura, diz a APFIPP, pois o valor das unidades de participação pode aumentar ou diminuir em função do nível de risco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.