[weglot_switcher]

Fundo de Resolução autoriza venda do Nata II

Novo Banco já registou nas contas a venda da carteira de malparado ao fundo Davidson Kempner.
15 Novembro 2019, 15h00

O Fundo de Resolução autorizou a venda pelo Novo Banco da carteira de créditos não produtivos (non-performing loans) e ativos relacionados (no seu conjunto, conhecido como Projeto Nata II) ao fundo Davidson Kempner.

Esta era a autorização que faltava para a venda da carteira do Nata II, contratada a 5 de setembro, se concretizar. Todos os impactos financeiros desta venda foram já refletidos nas contas de setembro.

“A aceleração da estratégia de recuperação do banco (Legado), com a alienação dos processos Sertorius, Nata II, Albatroz e GNB Vida, resultou em perdas de 712,4 milhões, fazendo com que o resultado consolidado do Grupo Novo Banco em 30 de setembro fosse negativo em 572,3 milhões de euros”, disse o banco nas contas do 3º trimestre. O banco assinalou ainda redução dos créditos não produtivos em 868 milhões (-12,9%) e dos imóveis em 662,9 milhões (-32,6%). Considerando os progressos realizados na recente venda de portfolios de créditos nãoprodutivos (Nata II), o respetivo rácio seria de 16% pro-forma a setembro de 2019 (o que compara com 22,4% em dezembro). O processo de redução do rácio de NPL dá cumprimento às exigências regulatórias..

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.