[weglot_switcher]

Fundos comunitários: Polícia Judiciária lança operação nacional de combate à fraude

A Polícia Judiciária desencadeou esta quinta-feira uma operação com base em suspeitas relacionadas com a obtenção de fundos comunitários.
  • Cristina Bernardo
2 Maio 2019, 15h50

A Polícia Judiciária tem em curso uma operação de combate à fraude na obtenção de subsídios da União Europeia, avança a TVI, esta quinta-feira. O chefe de gabinete do Secretário de Estado da Proteção Civil, Adelino Mendes, é um dos alvos das buscas.

Em causa estão milhões de euros requisitados de fundos de apoio da União Europeia – nomeadamente o Portugal 2020 – sob o falso pretexto de investimentos com vista à criação de riqueza e geração de emprego em diversas áreas mas que foram desviados para bens de luxo, como automóveis de gama alta e casas.

De momento são vários os empresários suspeitos de crimes de fraude, branqueamento de capitais e falsificação, no âmbito de uma investigação com mais de dois anos, da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, e que já contou com uma outra operação, em maio de 2017.

Segundo uma fonte citada pela Lusa, até ao momento não foram efetuadas detenções, tendo sido apenas constituídos “cerca de dezena e meia de arguidos, podendo o número ainda aumentar”.

Na operação estão envolvidos cerca de 100 operacionais, entre os quais elementos da UNCC, da PJ do Porto, Faro e Lisboa e ainda três magistrados do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) e dois funcionários da Autoridade Tributária.

(em atualização)

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.