[weglot_switcher]

Funeral de Soares será terça-feira, com honras de Estado

As cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República, Mário Soares, terão início às onze horas da manhã de terça-feira, 10 de janeiro, em Lisboa, com honras de Estado. O Governo decretou três dias de luto nacional. O 17º Presidente da República Portuguesa faleceu hoje às 15:28, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, aos 92 […]
7 Janeiro 2017, 18h07

As cerimónias fúnebres do antigo Presidente da República, Mário Soares, terão início às onze horas da manhã de terça-feira, 10 de janeiro, em Lisboa, com honras de Estado. O Governo decretou três dias de luto nacional.

O 17º Presidente da República Portuguesa faleceu hoje às 15:28, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, aos 92 anos. Estava internado há quase um mês.

Segundo a SIC Notícias, amanhã, domingo, o corpo do antigo Presidente vai sair da funerária para a casa do ex-Presidente, no Campo Grande. Na segunda-feira, o corpo seguirá para o Mosteiro dos Jerónimos, onde terá lugar o velório. Durante o percurso, estão previstas algumas paragens: primeiro em frente da casa de Mário Soares, no Campo Grande. O cortejo seguirá depois pelo Campo Grande, pela Avenida da República, Saldanha e Marquês de Pombal. Daqui partirá para a Câmara Municipal de Lisboa, descendo a Avenida da Liberdade.

Na Praça do Município, o corpo do antigo Presidente será transladado para uma charrete, que o irá transportar para o Mosteiro dos Jerónimos. Ali será recebido com honras militares, numa cerimónia que contará com as presenças das duas figuras mais importantes da hierarquia do Estado, Marcelo Rebelo de Sousa e Ferro Rodrigues, Presidente da República e Presidente da Assembleia da República, respetivamente.

O velório decorrerá até à meia-noite e será aberto ao público.

Na terça-feira terão lugar as cerimónias fúnebres, com início previsto para as 11 da manhã. O corpo de Mário Soares sairá do Mosteiro dos Jerónimos rumo ao Cemitério dos Prazeres, com honras militares. Estão previstas paragens em vários lugares emblemáticos: primeiro no Palácio de Belém, residência oficial do Presidente da República, que Soares ocupou durante dez anos (1986/1996); de seguida em frente da Assembleia da República, da Fundação Mário Soares e da sede do Partido Socialista, no Largo do Rato. O funeral terá lugar nos Prazeres, primeiro com uma cerimónia pública e depois com um momento reservado aos familiares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.