[weglot_switcher]

Furacão Harvey: Inundações levam centenas aos telhados em Houston

Até agora, a tempestade afetou cerca de 6,8 milhões de pessoas em 18 condados e provocou seis mortos.
28 Agosto 2017, 12h33

As inundações resultantes da tempestade tropical Harvey, que atingiu a costa dos Estados Unidos na madrugada de sábado, levou centenas de pessoas a procurar refúgio nos telhados das suas casas e já provocou seis mortos.

Os residentes das reservas de Addicks e de Barker, desenhadas para ajudar a prevenir as inundações na baixa da capital do Texas, foram informados neste domingo, 27, de que uma libertação controlada de água na madrugada de hoje (hora local) na zona poderia atingir casas, informa a Lusa.

Segundo o porta-voz do Corpo de Engenheiros do Exército, Jay Townsend, pelas 1h40 locais (7h40 de Lisboa) foi anunciada a libertação de água, antes do horário previsto, por os níveis de água terem aumentado dramaticamente nas últimas horas.

O abandono obrigatório foi já decretado para os distritos de Brazos River, face à perspetiva que a água suba até quase aos 18 metros.

Com grande parte da capital do Texas debaixo de água e com previsões de agravamento da situação, devido às fortes chuvas esperadas para os próximos dias, é ainda desconhecida a extensão dos prejuízos, mas a agência noticiosa AP já escreve serem previsíveis grandes perdas. Os especialistas prevêem já que os preços da gasolina subam 25 centavos por galão (cerca de 3,8 litros).

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, enviou hoje uma mensagem de condolências ao Presidente dos Estados Unidos da América pelas “trágicas consequências” causadas pela passagem do furacão Harvey. “Foi com tristeza e consternação que tomei conhecimento das trágicas consequências da passagem do furacão Harvey pelo Estado do Texas, de que resultaram vítimas mortais e significativos prejuízos materiais”.

O chefe de Estado expressa ainda, em seu nome e do povo português, “solidariedade e sentidas condolências aos familiares das vítimas, bem como os votos de rápidas melhoras a todos os feridos”.

O furacão Harvey era ainda considerado um furacão de categoria 4, a penúltima mais perigosa, com ventos superiores a 200 quilómetros por hora. Em Houston mais de 220 mil pessoas estão sem eletricidade em casa. Durante esta semana, as escolas e lojas foram encerradas e os voos foram cancelados em dois dos aeroportos da cidade: o intercontinental George Bush, um dos mais concorridos do país, e o aeroporto William P. Hobby.

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.