Furacão Leslie deverá chegar à Madeira amanhã

O furacão Leslie tem uma probabilidade elevada de se sentir na Madeira a partir de sábado, com vento forte, precipitação e trovoada, anunciou o IPMA.

O furacão Leslie tem uma probabilidade elevada de chegar à Madeira a partir de sábado, com vento forte, precipitação e trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O IPMA informa que às 21h [de quinta-feira] o centro do furacão Leslie, localizava-se a 1.868 quilómetros a oeste-sudoeste da ilha da Madeira. O furacão está a deslocar-se para este-nordeste a 35 quilómetros por hora”, refere um comunicado da entidade.

Segundo o documento, a probabilidade que as ilhas da Madeira e Porto Santo venham a sofrer os efeitos do furacão são de entre ”70%” a ”90%”, a partir das 9 horas de sábado. O IPMA refere ainda que está previsto o aumento da agitação marítima, bem como precipitação forte, acompanhada de trovoada.

“Nestas condições prevê-se, a partir da tarde do sábado, vento forte do quadrante sul com rajadas até 90 quilómetros por hora, sendo que, nas regiões montanhosas, o vento será forte a muito forte, com rajadas até 110 quilómetros por hora”, salientam os meteorologistas.

Relacionadas

Cinco mortos e vários desaparecidos em Maiorca após chuvas fortes

Segundo o Governo regional balear caíram até 220 litros de água por metro quadrado na zona de Sant Llorenç, a mais afetada pela intempérie.

Protecção Civil alerta para aumento do perigo de incêndio

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alerta para um aumento do perigo de incêndio rural até ao final da próxima semana. O mesmo organismo diz que até ao final da próxima semana “assistiremos a continuação de tempo seco e quente, com temperatura em valores acima da média para esta época do ano, intensificação do […]

Obrigações: refúgio em tempos de tempestade

Importa lembrar aos investidores dois pontos essenciais em períodos de maior volatilidade: avaliação contínua do papel de cada ativo na sua carteira e diversificação.
Recomendadas

Boas notícias para os veraneantes: Praias do Algarve reabrem a banhos depois de maré vermelha

Apesar de as análises não revelarem registo de intoxicação em humanos e de a mancha de microalgas já se ter começado a dissipar, as autoridades aconselham que se evitem banhos nas zonas onde se verifica uma maior densidade de microalgas, sobretudo por crianças e grupos vulneráveis.

Em apenas um dia, 2 mil milhões de toneladas de gelo derreteram na Gronelândia

A imagem foi tirada por um investigador dinamarquês. 712.000 quilómetros da superfície da Gronelândia derreteu a 12 de junho, o que representa cerca de 40% da área congelada daquela região.

Portugal tem 80% da água de que precisa para o verão, garante ministro do Ambiente 

Matos Fernandes admitiu, contudo, que nos “pequenos aglomerados” em que a população aumenta durante as festas de verão, “normalmente na raia”, poderá haver falta de água
Comentários