[weglot_switcher]

Gabriela Figueiredo Dias reconduzida na presidência do Comité sobre Gestão de Ativos da ESMA

A presidente do Conselho de Administração da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) vai desta forma cumprir o segundo mandato. A nomeação foi feita pelo Conselho de Supervisores da ESMA, em Paris, França.
  • Cristina Bernardo
24 Setembro 2020, 12h28

A presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), Gabriela Figueiredo Dias, foi reconduzida para o segundo mandato como presidente do Comité sobre Gestão de Ativos (Investment Management Standing Committee) pela Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA), segundo informa a CMVM esta quinta-feira, 24 de setembro.

A nomeação foi feita pelo Conselho de Supervisores (Board of Supervisors) da ESMA, em Paris, França, com o mandato a ter início a partir do dia 1 de outubro de 2020. A primeira nomeação para liderar este comité tinha acontecido no ano passado.

O Comité sobre Gestão de Ativos aborda questões relacionadas com a gestão de investimento coletivo, cobrindo a atividade dos fundos de investimento, tendo como principal função a elaboração de normas técnicas de execução e de regulamentação relativas às Diretivas (nomeadamente, a UCITS – Undertakings for Collective Investment in Transferable Securities e AIFMD – Alternative Investments Fund Managers Directive) e Regulamentos comunitários que digam respeito à indústria de fundos de investimento, entre outras matérias.

A ESMA conta atualmente com dez Comités Permanentes (Standing Commitees), constituídos por especialistas das Autoridades Nacionais Competentes dos Estados-membros da União Europeia. Estes grupos de trabalho são responsáveis pelo desenvolvimento das políticas nas respetivas áreas de atuação.

Em 2018, Gabriela Figueiredo Dias foi eleita em nome individual para o Conselho de Gestão (Management Board), que é o órgão de seis membros que garante a gestão executiva da ESMA, o qual ainda integra.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.