[weglot_switcher]

Galp compra negócio fotovoltaico da ACS em Espanha por 2,2 mil milhões de euros

“A transação reflete uma tomada de decisão disciplinada, alinhada com as diretrizes estratégicas e de alocação de capital da Empresa, as quais consideram 10% a 15% de futuros investimentos alocados ao desenvolvimento de um portefólio competitivo de renováveis e novos negócios”, afirma o CEO.
22 Janeiro 2020, 18h13

A Galp Energia anunciou esta quarta-feira que chegou a acordo com a empresa espanhola de engenharia e construção civil ACS para a compra de projetos de solar fotovoltaico em Espanha, com uma capacidade de geração de energia total de cerca de 2,9 gigawatts (GW).

A petrolífera nacional informou o mercado, após o fecho da sessão, de que a operação em causa inclui a compra, o desenvolvimento e a construção desses projetos de ‘energia verde’ e tem um valor total de cerca de 2,2 mil milhões de até 2023. “O acordo inclui mais de 900 megawatts (MW) de capacidade de geração recentemente comissionada e um conjunto de projetos em diferentes estágios de desenvolvimento com instalação planeada até 2023. Todos os projetos têm já assegurado o respetivo acesso à rede”, refere o comunicado divulgado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A transação deverá estar concluída no segundo trimestre de 2020, com 460 milhões de euros pagos assim que for fechado e 430 milhões de dívida de project finance a ser assumida.

Para Carlos Gomes da Silva, este negócio irá reforçar a posição da empresa como “integrada de energia e representa um avanço significativo no nosso compromisso em apoiar uma transição gradual para uma economia de baixo carbono”. “A transação reflete uma tomada de decisão disciplinada, alinhada com as diretrizes estratégicas e de alocação de capital da Empresa, as quais consideram 10% a 15% de futuros investimentos alocados ao desenvolvimento de um portefólio competitivo de renováveis e novos negócios”, adianta o CEO na mesma nota.

A construtora presidida por Florentino Pérez tinha três favoritos a vencedores do leilão dos seus projetos fotovoltaicos, segundo tinha avançado o jornal espanhol “El Confidencial”. A portuguesa Galp Energia partilhava o pódio com a Shanghai Electric, da China, e o fundo de investimentos canadiano Brookfield. O objetivo do Grupo ACS era concluir a operação nos últimos dias de janeiro para que o benefício do desinvestimento pudesse entrar nas contas consolidadas de 2019.

Segundo a informação enviada pela Galp ao regulador dos mercados, espera-se que o investimento líquido do grupo para 2020-2022 se mantenha em média em 1-1,2 mil milhões de euros anuais, “considerando igualmente potenciais desinvestimentos”.

Notícia atualizada às 18h28

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.