[weglot_switcher]

Galp, Nos e CTT impulsionam PSI 20 em linha com Europa

Em Lisboa, doze empresas cotadas negoceiam em alta, quatro recuam e duas não apresentam variações.
  • Benoit Tessier / Reuters
9 Setembro 2019, 08h51

O principal índice bolsista português (PSI 20) soma 0,13%, para 4.975,20 pontos, acompanhando a tendência das principais congéneres europeias esta segunda-feira, 9 de setembro. Em Lisboa, doze empresas cotadas negoceiam em alta, quatro recuam e duas não apresentam variações.

A empresa de telecomunicações Nos é o principal foco dos investidores, depois de hoje, antes do início da sessão, ter informado a Comissão do Mercado de Valores Imobiliários (CMVM) que a agência de notação financeira Fitch confirmou uma avaliação ‘BBB’ de crédito de longo prazo da operadora, com uma perspetiva “estável”.

Na sexta-feira, a agência norte-americana emitiu uma nota onde diz que Nos é uma empresa com um perfil operacional que combina indicadores de desempenho bem estabelecidos e consistentemente positivos. A classificação da Fitch reflete a posição sólida da Nos no mercado. A empresa liderada por Miguel Almeida soma 0,97%, para 5,21 euros.

No setor energético, a Galp é outro dos focos dos investidores. A petrolífera portuguesa reflete a valorização do petróleo nos mercados internacionais, depois de o ministro do Petróleo da Arábia Saudita ter sido substituído. Os investidores olham para essa alteração como uma forma daquele país manter os cortes de produção. A Galp avança 0,62%, para 13,08 euros.

No mercado petrolífero, o Brent, negociado em Londres e que é referência para Portugal, avança 0,83%, para 62,05 dólares. Já o WTI, em Nova Iorque, ganha 0,90%, para 57,03 euros.

As papeleiras Altri (0,52%) e Semapa (0,50%), o BCP (0,71%) e os CTT (1,10%) também ajudam a impulsionar o PSI 20.

Em contraciclo, o destaque é a Jerónimo Martins que negoceia a perder mais de 1,70%. De acordo com o diário da bolsa do BPI, a desvalorização da EDP Renováveis é de salientar, tendo em conta que esta cotada “tem sido o melhor performer do PSI 20 nos últimos dois meses”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.