[weglot_switcher]

Galp suspende dividendo intercalar este ano para realizar pagamento integral em 2021

A petrolífera antecipava em vários meses o pagamento do dividendo relativo ao exercício que ainda estava a decorrer, mas com a suspensão anunciada paga o dividendo por completo no próximo ano. Companhia diz que a proposta do dividendo relativo a este ano “será anunciada tendo em consideração os resultados anuais”.
27 Julho 2020, 08h55

A Galp vai suspender o pagamento intercalar de dividendos este ano. Todos os anos, a petrolífera portuguesa antecipa em vários meses o pagamento do dividendo relativo ao exercício que ainda está a decorrer, mas tal não vai acontecer este ano.

“Não será efetuada qualquer distribuição interina no segundo semestre” , disse hoje a Galp em comunicado.

A petrolífera garante agora que vai proceder ao pagamento total do dividendo num único pagamento, como a maioria das empresas cotadas, no próximo ano

“A proposta do dividendo integral relativo a 2020 será anunciada tendo em consideração os resultados anuais, cuja divulgação é esperada no primeiro trimestre de 2021”, avança a companhia.

A companhia pagou um total de 580 milhões de euros relativamente ao exercício de 2019, num valor de 70 cêntimos de euro por ação, com a primeira tranche a ser paga em setembro de 2019, e a segunda em maio deste ano.

Desde 2011 que o dividendo da Galp subiu 250% de 20 cêntimos para os atuais 70 cêntimos.

A decisão da petrolífera liderada por Carlos Gomes da Silva acontece depois de ter registado prejuízos de 22 milhões de euros no primeiro semestre e de 52 milhões de euros no primeiro trimestre, devido ao impacto negativo da pandemia da Covid-19 nos mercados e nos seus negócios e operações.

 

Galp regista prejuízos de 22 milhões no primeiro semestre

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.