#GasteMenosEnergia e poupe até 20% na luz e gás

Iniciativa da Comissão Europeia tem como objetivo melhorar a eficiência energética e ajudar os portugueses a otimizar o consumo da energia em casa.

Denis Balibouse/Reuters

Dado o impacto da fatura energética nas despesas mensais das famílias portuguesas atualmente, a iniciativa #GasteMenosEmEnergia da Comissão Europeia vem no sentido de disponibilizar um conjunto de sugestões práticas sobre como poupar e contribuir para um melhor ambiente.

A iniciativa tem como objetivo melhorar a eficiência energética em curso e ajudar os portugueses a otmiziar o consumo da energia em casa. Quer poupar cerca de 20% nas suas faturas de eletricidade e gás?

  • Desligue os dispositivos

Se não estiver a usar, desligue. Se fizer este passo, pode reduzir as suas faturas de electricidade até 50 € por ano;

  • Atenção ao ar condicionado 

Tenha cuidado com o ar condicionado. Por cada grau Celsius que reduz na temperatura da divisão, pode aumentar o consumo de eletricidade em 11%.

  • Cuidados a cozinhar

Sempre que estiver a utilizar o forno, abra-o apenas quando for necessário. Cada vez que o abre perde 20% de calor e energia.

  • Remova as obstruções 

Se tiver o radiador ligado, evite colocar objetos que impeçam a circulação do ar. Roupas, vasos e outros objetos – remova-os para deixar o carlo circular livremente e reduzir os custos do aquecimento até 20%.

  • Instale ventiladores

Parecendo que não, os ventiladores de teto conseguem fazer com que sinta mais ar fresco dentro de casa do que uma ventoinha.  Estes ajudam-no a sentir-se até 5 graus mais fresco(a) e utilizam menos eletricidade do que o ar condicionado.

  • Esteja atento à etiqueta da UE

Quando comprar um novo dispositivo repare na etiqueta energética da UE. Os dispositivos melhor classificados podem ser até 60% mais eficientes do que as alternativas.

Ler mais
Recomendadas

Amante de viagens? Vai ser possível comprar bilhetes de avião pela Amazon

A gigante do e-commerce vai começar a vender voos domésticos. Segundo os relatórios, a empresa de Jeff Bezzos já assinou parcerias com algumas companhias aéreas incluindo Vistara UK, GoAir, SpiceJet e IndiGo.

Encher um depósito de gasolina já custa mais 10 euros do que em janeiro

A partir de segunda-feira, os combustíveis ficam novamente mais caros. Aumento é maior na gasolina, tanto nas cadeias de marca branca, como nas principais gasolineiras.

Férias: Portugueses sonham com as Maldivas mas vão para Maiorca

A Europa continua a liderar os destinos mais procurados pelos portugueses, embora estes prefiram destinos com praia. Palma de Maiorca e Benidorm preenchem os dois critérios.
Comentários