[weglot_switcher]

GEFCO Portugal cresceu 15% em 2017

Este foi um dos ritmos mais elevados de crescimento do grupo a nível internacional. Em termos consolidados, no exercício de 2017, a faturação deste operador de logística subiu apenas 1,9%.
  • Foto cedida
8 Fevereiro 2018, 09h10

A atividade do operador logístico internacional GEFCO em Portugal cresceu 15% no ano passado, um dos ritmos mais elevados registados pelo grupo a nível internacional. Em termos consolidados, a GEFCO viu a sua faturação crescer apenas 1,9% no ano passado. Apesar de não poder revelar dados absolutos sobre a faturação da empresa no nosso mercado, Jorge Possollo, diretor-geral da GEFCO Portugal destaca, em entrevista ao Jornal Económico, que, “em 2017, tivemos uma performance acima da média para o que é normal na nossa empresa”.

Segundo este responsável, “o primeiro vetor para este desempenho veio do crescimento sustentado, da nossa aproximação ao cliente”, que Jorge Possollo considera ter vindo a ser “um motor de inovações”.

“Somos um operador logístico e, como tal, temos de ter áreas e valências úteis para os nossos clientes. Somos uma empresa madura, mas numa altura em que se fala tanto de startups, temos um problema bicudo para resolver: como é que vamos inovar em indústrias maduras?”, questiona-se o diretor-geral da GEFCO Portugal. E responde: “a GEFCO conseguiu desenvolver um approach diferente do que é tradicional – organizamos de forma regular diversos eventos com clientes e possíveis clientes para discutir desafios comuns a todos nós, encontrar pistas e novas avenidas para desenvolver o nosso negócio”.

De acordo com o diretor-geral da GEFCO Portugal, “este é mais um aspeto da proximidade”. “Queremos muito mais do que a simples interação, é um processo muito mais profundo. Nas vendas, posicionamo-nos muito mais como um consultor de serviços, com ligação de saber e muito mais emocional com as pessoas que trabalham connosco e muito menos como um tradicional operador de logística”, assume este responsável.

Para Jorge Possollo, “o segundo vetor para o nosso crescimento em Portugal foi concomitante com a grande reestruturação do nosso departamento de vendas, que foi totalmente remodelado, tem um novo responsável; ainda estamos num processo de construção da equipa que ainda não está completamente fechado”.

O diretor-geral da GEFCO Portugal adianta que este processo se iniciou em 2017, para potenciar sinergias intra-grupo, uma vez que a GEFCO já está presente em 45 países. “Neste processo de reestruturação, foram selecionados os países que têm mais trocas comerciais e económicas com Portugal, para irmos ao local, discutirmos com as equipas locais a possibilidade de obter benefícios mútuos”, explica Jorge Possollo. Neste caso, estamos a falar dos mercados de Espanha, França, ‘Benelux’ (Bélgica, Holanda, Luxemburgo) e Alemanha. “O que se verificou, literalmente e em todos os grupos de trabalho, é que houve resultados positivos, com ganhos evidentes para todas as filiais em causa. Segundo dados já de 2017, a faturação de filiais da GEFCO Portugal com outras filiais do grupo cresceu 17%”, revela o diretor-geral da empresa, considerando que “esta é uma questão muito importante porque, às vezes, não há comunicação dentro dos grupos nesta atividade de transitários”.

Jorge Possollo avança que um dos objetivos da GEFCO Portugal para o ano em curso é estender este processo a outras filiais do grupo em mercados como a Itália ou a Polónia e, numa segunda fase, a outros países da Europa de Leste, como a República Checa e a Eslováquia, por exemplo.

Com o crescimento da faturação originado por estas duas vias, a GEFCO está de forma constante a tentar encontrar novas soluções para ir ao encontro das necessidades dos seus clientes. Como diz Jorge Possollo, “queremos que este crescimento de faturação continue a seguir, com o estreitamento de mais colaborações profissionais dentro da empresa”. E este responsável destaca que do crescimento surgiu um novo serviço, o ‘GEFCO Special’, “que foi um projeto, uma aposta claramente ganha pela empresa, um serviço que cobre todas as encomendas que não se enquadram nos padrões standard, um ‘fato à medida’ para o transporte de encomendas out of format”.

A GEFCO surgiu em 1992, sendo na altura uma empresa do grupo PSA, construtora automóvel da Peugeot. Mais tarde, a empresa autonomizou-se, embora mantenha a colaboração com este grupo. Em Portugal tem 312 colaboradores, tendo-se registado um aumento de pessoal de 33% de 2016 para 2017, para responder ao referido crescimento da atividade da empresa no mercado nacional. Outra área de expansão dos negócios destacada por Jorge Possollo para os próximos exercícios é no ramo da logística do veículo automóvel acabado, ou seja, no segmento FVL – Finished Vehicle Logistics. “Temos dois parques para movimentação de automóveis, em Setúbal, um próprio e outro alugado, com capacidade para estacionarem cerca de nove mil automóveis. É aqui que se procede à preparação final da viatura, à verificação de todos os parâmetros exigidos, aos testes de estradas, lavagem, preparação estética, inserção de tapetes”, refere o diretor-geral da GEFCO Portugal. Depois disto tudo, surge a ordem da marca para levar os automóveis para o concessionário para venda. Este sistema de logística da GEFCO também procede à recolha no concessionário de veículos em segunda mão para proceder ao respetivo recondicionamento e lavagem, para depois entrar no mercado de automóveis usados.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.