[weglot_switcher]

Gigafábrica da Tesla na Alemanha recebe luz verde de tribunal para avançar

A construção da primeira fábrica da Tesla na Europa vai mesmo prosseguir. Depois da interrupção dos trabalhos no inicio deste mês, o tribunal alemão encarregue de avaliar os estudos de impacte ambiental considerou que não existem razões para impedir a construção.
21 Fevereiro 2020, 11h11

A fábrica automóvel da Tesla nos arredores de Berlim, Alemanha pode avançar, depois do tribunal ter dado luz verde ao projeto.

A construção da nova gigafábrica implica a desflorestação da área escolhida, o que levou as organizações ambientalistas alemãs a tentar cancelar o projeto. Mas sem sucesso, o tribunal aprovou a decisão e a construção vai mesmo avançar, segundo a “Reuters”.

A aprovação da construção da fábrica por parte das autoridades germânicas gerou uma onda de revolta depois de, várias organizações ambientalistas, terem alertado para a desflorestação necessária à construção da primeira fábrica da Tesla na Europa.

Segundo os ambientalistas, a construção da nova fábrica de Elon Musk representa uma ameaça para a fauna daquele local e também pode comprometer o abastecimento de água da área circundante.

Por sua vez, o tribunal encarregue de decidir a viabilidade da construção rejeitou todos os pedidos das organizações ambientalistas e sublinhou que a decisão é final. O mesmo tribunal tinha ordenado a interrupção dos trabalhos no início deste mês para avaliar os estudos de impacte ambiental sobre a construção da nova fábrica da Tesla.

Legisladores do partido democrata-cristão (CDU) e do partido livre democrata (FDP) da Alemanha tinham alertado que a batalha legal travada contra a construção da primeira fábrica da Tesla na Europa poderia danificar a imagem da Alemanha como um bom país para fazer negócios.

A gigafábrica europeia estima produzir anualmente 500 mil automóveis ‘Model 3’ e ‘Model Y’, e vai empregar mais de 10 mil pessoas. A área ocupada é o equivalente a 420 campos de futebol, segundo o portal “IndustryWeek”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.