[weglot_switcher]

Gigante chinês Alibaba é seis vezes mais rentável do que a Amazon

A Alibaba conseguiu capitalizar melhor do que a rival americana, já que os seus benefícios corresponderam a 11 mil milhões de euros, mais 3 mil milhões que os 8 mil milhões de euros da Amazon.
19 Agosto 2019, 16h48

A plataforma de venda digital Alibaba, dono da Aliexpress e da Alipay, fatura quatro vezes menos que a Amazon, mas ganha 32% mais, uma vez que consegue obter 23% de benefícios sobre as vendas por causa de uma menor estrutura de custos, segundo as contas do jornal espanhol “El Economista”.

As grandes diferenças entre as duas empresas pode justificar-se se tivermos em conta as pessoas que cada uma emprega. Enquanto a Amazon tem aproximadamente 500 mil funcionários, a Alibaba tem apenas 50 mil. A juntar a estes números, a Amazon tem vários edifícios, nomeadamente centros logísticos, oficinas de apoio ao cliente e centros de desenvolvimento de software em dezenas de cidades americanas e europeias.

A Amazon fechou 2018 com receitas superiores a 200 mil milhões de euros, 31% mais que os 48 mil milhões da Alibaba respeitantes ao mesmo período. Ainda assim, o grupo chinês conseguiu capitalizar o montante melhor do que a ‘rival’ americana, já que os seus benefícios corresponderam a 11 mil milhões de euros, mais 3 mil milhões quando comparado com os 8 mil milhões da Amazon.

O gigante asiático de comércio eletrónico conseguiu ainda melhorar em 145% o seu benefício líquido do primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com os dados da mesma publicação económica.

Ambas são líderes de mercado nos seus países natal, Amazon nos Estados Unidos e Alibaba na China. O desafio para cada uma das empresas será o de conquistar os mercados internacionais, neste capítulo ambas poderão sair prejudicadas devido à guerra comercial entre China e Estados Unidos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.