[weglot_switcher]

Gigante de marijuana medicinal vai exportar 3 milhões de euros em canábis para a Alemanha

A primeira encomenda vai para a Cannamedical, em Colónia. De acordo com a empresa, a operação deve ser realizada no outono de 2019.
21 Agosto 2019, 15h55

O prometido é devido. A Tilray anunciou que vai realizar uma operação de exportação de canábis medicinal no valor de 3 milhões de euros (cerca de 3,3 milhões de dólares) de Portugal para a Alemanha.

De acordo com o comunicado, a operação, que deve ser realizada no outono de 2019, será a primeira do género que a Tilray irá realizar do seu Campus em Portugal para o fornecimento de pacientes na Alemanha.

“Este é um significativo marco para a Tilray, pois representa um crescimento da nossa capacidade de resposta para os mercados internacionais e a capacidade de gerar receita a partir do nosso campus na União Europeia até o final de 2019”, afirmou o CEO da Tilray, Brendan Kennedy, na nota.

“Acreditamos que o espaço com tecnologia de ponta para o cultivo e processamento, com 2,5 milhões de pés quadrados, que temos na Europa é um fator de diferenciação importante, que nos permitirá reduzir custos e melhorar as margens, protegendo-nos contra riscos regulatórios”.

Fundada em 2016 em Colónia, na Alemanha, a Cannamedical está totalmente licenciada e certificada pelo GDP (Good Distribution Practice) para importar e distribuir produtos de canábis medicinal de alta qualidade. A empresa privada é um fornecedor independente e líder de produtos de canábis medicinal, fornecendo 2.500 farmácias e clínicas em toda a Alemanha.

A Tilray faz pesquisa, cultivo, produção e distribuição de canábis medicinal, e inaugurou a sua unidade de produção em Cantanhede este ano. Também este ano, a empresa canadiana anunciou que alcançou um acordo para produzir canábis medicinal em Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora.

A unidade de produção da Tilray em Portugal é uma unidade de produção multifacetada que inclui locais de cultivo no interior em estufa e ao ar livre, bem como laboratórios de controlo da qualidade, locais de processamento, embalamento e distribuição de canábis medicinal e produtos médicos derivados de canabinóides.

Em maio de 2019, a Tilray Portugal recebeu a sua licença de fabricação e certificação inicial de GMP, permitindo que a empresa fabricasse e exportasse canábis seca com certificação GMP como substância ativa para produtos médicos. Até hoje, a Tilray investiu aproximadamente 20 milhões de euros nestas instalações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.