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Gigantes tecnológicas ameaçam posição das seguradoras tradicionais

O World Insurance Report 2018 sublinha que, neste cenário, as seguradoras tradicionais têm de se focar na sua especialidade – avaliação de risco -, mas também abraçar as novas tecnologias, que lhes permitirão competir com as gigantes tecnológicas.
22 Maio 2018, 14h00

A entrada das gigantes tecnológicas no setor segurador é visto como uma ameaça pelos players tradicionais do mercado, segundo revela o World Insurance Report 2018. O relatório da Capgemini e da Efma, apresentado esta terça-feira, sublinha que à medida que o número de clientes dispostos a comprarem seguros às BigTechs aumenta, é cada vez mais crítica a agilidade digital.

Cerca de 30% dos clientes estão dispostos a comprar seguros a gigantes tecnológicas como a Amazon ou a Google, segundo o estudo. “A ameaça que representam estes novos atores é bem mais real do que o setor quer admitir”, afirma Anirban Bose, global head of financial services e membro do Group Executive Board do Grupo Capgemini, em comunicado.

O World Insurance Report 2018 sublinha que, neste cenário, as seguradoras tradicionais têm de se focar na sua especialidade – avaliação de risco -, mas também abraçar as novas tecnologias, que lhes permitirão competir com “BigTechs”.

“A utilização dos dados e a capacidade de oferecer uma experiência realmente digital aos clientes, são competências essenciais para assegurar o futuro das seguradoras, tanto mais que são áreas de excelência desde sempre para as BigTechs”, refere Bose. “As seguradoras, que por natureza são especialistas em avaliar riscos, devem tomar rapidamente consciência dos riscos concorrenciais emergentes no seio do seu próprio setor, de modo a poderem evoluir e assegurar a sua própria sobrevivência”.

A recomendação é especialmente pertinente tendo em que que o setor está atrasado na oferta de experiências de cliente assistidas por tecnologia. As companhias de seguros surgem em terceiro lugar no ranking da experiência de cliente, depois do setor do retalho e da banca.

Mais de 32% dos clientes da geração Y, também conhecida como millenials, afirma ter tido uma experiência positiva com o seu banco, mas só 26% diz o mesmo sobre a seguradora.

Mais de metade dos clientes considera mesmo que a ergonomia dos websites das companhias de seguros onde realiza as suas transações é determinante e mais de 40% considera que as aplicações móveis são canais importantes.

O World Insurance Report 2018 alerta que as BigTechs “planeiam aproveitar erros do setor segurador para conquistar mercado”. Em todo o mundo, 29,5% dos clientes prevê comprar pelo menos um seguro a uma das BigTech. O número aumentou 12% face a 2015, quando só 17,5% dos clientes revelava este interesse.

A geração Y e os tech-savvy (clientes que utilizam de forma frequente os canais internet e móvel para gerir transações) parecem ser os que estão mais inclinados a abandonar as seguradoras tradicionais, de acordo com o relatório. O principal motivo referido são as experiências pouco positivas que lhes são oferecidas por estas empresas.

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