[weglot_switcher]

Goldman Sachs diz que a maioria das criptomoedas vai acabar por valer zero

Prepare-se para a maioria das criptomoedas valerem zero, diz o ‘head of global investment research’ da Goldman Sachs, segundo a Bloomberg.
11 Fevereiro 2018, 19h59

É improvável que a maioria das moedas digitais sobreviva na sua forma atual, e os investidores devem se preparar para que as moedas percam todo o seu valor à medida que são substituídas por um pequeno conjunto de futuros concorrentes, diz a Goldman Sachs citada pela Bloomberg. Ou seja, a recente queda das criptomoedas que fez desaparecer quase 500 mil milhões de dólares de valor de mercado, no mês passado, pode piorar, de acordo com o responsável pelo global investment research da Goldman Sachs Group Inc.

Steve Strongin, da Goldman, no relatório datado de 5 de fevereiro, não estabelece um horizonte temporal concreto  para as perdas das moedas existentes, mas diz  que as recentes oscilações de preços indicam uma bolha e que a tendência para as diferentes fichas (tokens) se moverem em sincronia (lockstep), no mesmo sentido, não é racional num mercado de “poucos ganhadores”  (‘few-winners take-most‘).

“A alta correlação entre as diferentes criptomoedas preocupa-me”, disse Strongin. “Por causa da falta de valor intrínseco, as moedas que não sobreviverem provavelmente cairão para zero”. diz o analista.

As moedas digitais de hoje não possuem um poder de permanência prolongado devido à lentidão dos tempos de transação, aos desafios em termos de segurança e aos altos custos de manutenção, diz Strongin. O head of global investment research disse que a introdução de futuros regulamentados da Bitcoin não resolve essas fragilidades.

“Algumas das criptomoedas de hoje vão ser uma Amazon ou um Google, ou acabarão como muitos dos motores de busca agora extintos? Só porque estamos numa bolha especulativa não significa que os preços atuais não possam aumentar para um punhado de sobreviventes “, disse Strongin. “Ao mesmo tempo, provavelmente significa que a maioria, se não tudo, nunca mais verá os seus picos recentes”.

Strongin foi mais otimista sobre a tecnologia blockchain que está subjacente às moedas digitais, dizendo que poderia ajudar a melhorar a contabilidade financeira. Mas até aí se mostra cauteloso, argumentando que a tecnologia atual ainda não oferece a velocidade necessária para as transações de mercado.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.