[weglot_switcher]

Goldman Sachs: Ricos devem gastar mais dinheiro para não prejudicar economia dos EUA

O economista do banco de investimento Daan Struyven considera que o efeito da riqueza pode impactar o crescimento do PIB norte-americano em 0,5 pontos percentuais.
  • Reuters
16 Janeiro 2019, 10h13

O Goldman Sachs considera que o sell-off do mercado acionista vai ser um obstáculo significativo à aceleração da economia dos Estados Unidos da América em 2019 à medida que  os agregados familiares com mais riqueza  começam a sentir esse impacto.

Numa nota assinada pelo economista Daan Struyven e divulgada pela “Bloomberg”, o banco de investimento norte-americano refere que os preços mais baixos dos títulos podem fazer com que o Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos recue 0,5 pontos percentuais este ano.

“O impacto no nível de riqueza de uma queda de 1% nos preços das ações é agora cerca de três vezes superior do que no final dos anos 80 para 10% das famílias e um terço maior para aqueles nos percentis 50-90″, afirmou Daan Struyven, citado pela agência noticiosa. O porta-voz da instituição financeira associa o aumento nas participações acionistas ao rendimento familiar disponível.

O economista refere ainda que, com base numa amostra desde 1995, encontrou “grandes efeitos” do mercado acionista nos gastos com bens de luxo. No mesmo documento, Daan Struyven salienta que as regressões no crescimento da despesa confirmam uma forte ligação com os gastos em “joias e relógios, barcos de recreio e aeronaves de recreio”.

No terceiro trimestre, a economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 3,4%, o que significa menos uma décima em termos nominais. Os analistas prevêem que o PIB norte-americano volte a desacelerar, para cerca de 2,5%, no quarto trimestre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.