[weglot_switcher]

Governo diz que 4 de maio é a “data limite” para o ensino secundário regressar ao “normal”

O Governo decide a 9 de abril se as escolas são reabertas depois das férias da Páscoa. Se não reabrir nessa data, 4 de maio é a data limite para o ano letivo terminar dentro dos prazos, aponta António Costa.
3 Abril 2020, 10h39

O primeiro-ministro disse hoje que 4 de maio é a data limite para os alunos do ensino secundário regressarem às aulas, permitindo uma conclusão do ano letivo dentro dos calendários previstos.

“A data limite do calendário escolar, do ensino secundário, para o ensino presencial recomeçar é 4 de maio”, disse António Costa em entrevista à Rádio Renascença esta sexta-feira.

“Este é o limite para tudo correr dentro do normal, com a época de exames até ao final de julho, e a segunda época de exames em setembro, para não perturbar o ciclo normal do mês de agosto, de ser a pausa coletiva”, afirmou.

No entanto, António Costa disse que é impossível prever neste momento se será possível o regresso às aulas nesta data.

Desde o mês de março que dois milhões de alunos estão em casa com as aulas suspensas – neste momento, decorrem as férias da Páscoa – depois de o Governo ter decidido suspender as aulas devido à pandemia da Covid-19.

A decisão sobre se as escolas portuguesas abrem depois das férias da Páscoa – a 13 de abril – vai ser tomada pelo Governo a 9 de abril.

Antes disso, o Governo reúne-se com especialistas e o Presidente da República a 7 de abril. No dia seguinte, 8 de abril, o Executivo reúne-se com os partidos políticos para abordar o encerramento das escolas.

António Costa elogiou o “esforço notável” que os professores e alunos fazem no ensino à distância, apontando que é preciso terminar o ano letivo de “forma justa e equitativa” e da forma “mais normalizada possível”.

O primeiro-ministro reconheceu na entrevista à Renascença que o tema da continuidade das aulas é um dos temas que mais “angustia as famílias portuguesas”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.