[weglot_switcher]

Portugal abre as portas a turistas britânicos na BBC

Lisboa já está a negociar com Londres a criação de um corredor aéreo turístico para trazer os turistas britânicos para o sol português. Governo britânico vai impor a partir da próxima semana uma quarentena obrigatória de 14 dias para todos os viajantes que cheguem ao país. A medida vai ser avaliada a 29 de junho, com o Governo português a esperar que a partir de então os turistas britânicos possam viajar sem receio de serem submetidos a uma quarentena quando regressarem a casa.
3 Junho 2020, 09h30

O Governo português diz que os turistas britânicos vão ser “muito bem vindos” a Portugal este verão num momento em que os dois países ainda estão a ser afetados pelo coronavírus.

O ministro dos Negócios Estrangeiros disse à BBC que Portugal vai testar a temperatura corporal nos aeroportos e que está a considerar testar passageiros aleatoriamente.

O Reino Unido é o principal mercado de turismo para Portugal, e o país recebeu 2,1 milhões de turistas no ano passado, segundo os dados do INE, com o Algarve a ser o principal destino.

Augusto Santos Silva disse à estação pública britânica que a diversão noturna nos estâncias portuguesas este verão, será muito limitado, e que as pessoas não vão poder juntar-se em grupos. Sobre as praias, apontou que os turistas vão ter acesso a informação sobre a limitação das praias, de forma a praticar o distanciamento social balnear.

O governante disse esperar que Portugal e o Reino Unido cheguem a acordo até ao final de junho para assegurar um corredor aéreo turístico entre os dois países, considerando que a quarentena obrigatória é uma “inimiga do turismo”, apontando que respeita a decisão do Governo de Boris Johnson de aplicar esta medida para todos os que cheguem ao país a partir da próxima segunda-feira.

As declarações do ministro português à BBC têm lugar no mesmo dia em que a ministra britânica da Administração Interna vai ao Parlamento defender a quarentena obrigatória de 14 dias para quem chega do estrangeiro de forma a “prevenir uma segunda vaga do vírus”.

Segundo a BBC, Priti Patel também vai dizer aos deputados britânicos que existe a possibilidade de criar pontes aéreas com países onde as taxas de infeção por Covid-19 são baixas, sem a necessidade de quarentena.

A BBC aponta que os presidentes das principais companhias aéreas britânicas esperam que até 29 de junho, data em que a quarentena obrigatória vai ser revista, esperam ter fechados vários acordos para pontes aéreas até ao final de junho.

O ministro da Economia disse na terça-feira no Parlamento que as conversações com o Governo britânico foram iniciadas recentemente. “Iniciámos na semana passada negociações com o Foreign Office britânico”, afirmou Pedro Siza Vieira, referindo-se ao ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo de Boris Johnson.

Ao mesmo tempo, Portugal está em “discussões adiantadas” com a Alemanha para a criação de um “corredor turístico aéreo” para permitir a vinda de turistas alemães este verão no país.

“Sobre os corredores turísticos aéreos, estamos em discussões adiantadas com a Alemanha”, disse o ministro da Economia na terça-feira em audição na comissão parlamentar de economia.

https://jornaleconomico.pt/noticias/portugal-em-discussoes-adiantadas-com-a-alemanha-para-criar-corredor-aereo-turistico-596042

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.