[weglot_switcher]

Governo acelera novo aeroporto mas Ambiente pode travar tudo

Há cerca de um ano que se aguarda pelo EIA – Estudo de Impacto Ambiental por parte dos especialistas da APA – Agência Portuguesa do Ambiente.
4 Janeiro 2019, 17h54

O Governo vai, na próxima terça-feira, dia 8 de janeiro, marcar mais um passo na lenta e complexa rota em direção a um aeroporto complementar na área da Grande Lisboa, com a assinatura prevista, para as 15 horas, de um memorando de entendimento entre o Estado português e o grupo francês Vinci, detentor da concessão dos aeroportos da ANA, para o arranque do projeto do aeroporto complementar no Montijo, na que é ainda hoje a base área.

Contactado, o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, que tutela o projeto relativo a esta infraestrutura, não quis comentar, mas confirmou que a assinatura do memorando de entendimento está agendada para o próximo dia 8, nas instalações da própria base aérea do Montijo.

No entanto, o Jornal Económico avançou na edição impressa de hoje, dia 4 de janeiro, que o projeto do novo aeroporto no Montijo estará totalmente dependente da decisão última e vinculativa da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, organismo sob a tutela do Ministério do Ambiente.

Há cerca de um ano que se aguarda pelo EIA – Estudo de Impacto Ambiental por parte dos especialistas da APA.

O Jornal Económico apurou que, neste momento, a APA aguarda que a ANA lhe forneça elementos adicionais solicitados, nomeadamente no que respeita a medidas complementares e adicionais para mitigar alguns destes impactos potencialmente negativos na esfera ambiental.

De acordo com as mesmas fontes, o envio dessas informações complementares por parte da concessionária nacional de aeroportos deverá ocorrer durante as próximas semanas.

Se a APA emitir um EIA desfavorável ao novo aeroporto no Montijo, irá colocar o governo e muitos agentes da economia nacional – construção, turismo, transportadoras aéreas, serviços, por exemplo – em estado de choque.

Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor ou consulte a edição impressa do Jornal Económico

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.