[weglot_switcher]

Mexidas no terceiro escalão de IRS vão afetar 1,5 milhões de famílias

O objetivo é que o alívio da carga fiscal fique concentrado até ao terceiro escalão. A proposta vai ainda de encontro às reivindicações do Bloco de Esquerda e do PCP, que pede que a tabela de IRS passe a ter dez escalões.
7 Outubro 2017, 10h50

O Executivo de António Costa vai repor os sete escalões que tinha a tabela de IRS antes das alterações impostas pelo Governo de Passos Coelho. Contrariamente ao que foi inicialmente proposto pelo PS, o desdobramento do terceiro escalão vai avançar já no início de 2018, sem faseamento, aproximando-se das pretensões dos partidos de esquerda que sustentam o Governo, avança o jornal ‘Diário de Notícias’.

O terceiro escalão de IRS, que engloba os rendimentos coletáveis entre os 20.241 e os 40.522 euros, vai ser revisto, estando previsto um desdobramento deste escalão, tal como exige o Bloco de Esquerda. O objetivo é que o alívio da carga fiscal fique concentrado até ao terceiro escalão. A proposta vai ainda em direção às reivindicações do PCP, que pede que a tabela de IRS passe a ter dez escalões.

A medida vai afetar mais de milhão e meio de famílias portuguesas. A esta altura, a proposta já ultrapassou a barreira dos 230 milhões de euros previstos inicialmente pelo Governo quando apresentou a medida aos seus parceiros.

A proposta está ainda em negociações para o Orçamento de Estado para o próximo ano, sendo que o documento deve ser entregue na Assembleia da República na próxima sexta-feira, dia 13.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.