[weglot_switcher]

Governo anuncia 8,5 milhões para apoiar projetos cinematográficos e audiovisuais

Tanto o Plano Nacional de Cinema, como o Plano de Literacia Mediática, “são ambos projetos de fundo dirigem-se aquilo que nos parece absolutamente fundamental que são as políticas de investimento na criação de públicos e pensado no desenvolvimento dos cidadãos”, garantiu o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.
  • Nuno Artur Silva
10 Novembro 2020, 10h38

O Governo vai disponibilizar 8,5 milhões de euros para apoiar os projetos cinematográficos e audiovisuais em Portugal. O anuncio foi feito pelo secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, esta terça-feira, 10 de novembro, na Assembleia da República durante a audição com a ministra da Cultura, Graça Fonseca.

Nuno Artur Silva explicou que “no âmbito do plano de estabilização económica e social, foi possível recorrer ao saldo de gerência do ICA e disponibilizar 8,5 milhões de euros para medidas de apoio face ao prejuízo de projetos cinematográficos e audiovisuais interrompidos ou adiados, portanto estamos a falar de apoio ao prejuízo”, apontou.

Nuno Artur Silva sublinhou que o processo está a correr bem e com bastante eficácia, sendo que foram apresentadas 55 candidaturas, oito estão em  analise, 45 tiveram parecer positivo só duas tiveram parecer negativo, há 20 projetos contratualizados, 18 projetos pagos. “É um processo que está em curso”, frisou.

O secretário de Estado abordou também o Plano Nacional de Cinema, que é feito em parceria com o ministério da Educação e acrescentou que é importante perceber que este plano “é feito em articulação com os cineclubes, com a rede de cineteatros também e obviamente tendo como centro as escolas”, tendo existido “um reforço de 400 mil euros que se  traduz na aquisição de direitos de filmes portugueses e internacionais, cerca de 80 a cinco anos”, frisou.

“Tem o seu paralelo com o plano de literacia mediática são ambos projetos de fundo dirigem-se aquilo que nos parece absolutamente fundamental que são as políticas de investimento na criação de públicos e pensado no desenvolvimento dos cidadãos”, enalteceu o secretário de estado assegurando que “com o reforço da verba vai ter um grande desenvolvimento este ano”, referiu Nuno Artur Silva.

Nuno Artur Silva destacou que o plano de literacia mediática está neste momento envolvido num grupo de trabalho onde estão incluídas pessoas das universidades e jornalistas a trabalhar na criação de um modelo ou conjunto de módulos que serão depois distribuídos por toda a área do ensino.

Ainda no âmbito das medidas de apoio, o secretário de Estado diz que o mesmo pode ser alargado aos concursos deste ano a mais candidaturas e isto inclui o apoio à exibição, o apoio às salas de cinema independentes, sublinhando que “simplificaram-se os processos e anteciparam-se os pagamentos”.

Nuno Artur Silva realçou ainda que “foi sensibilizado a RTP que adotasse o mesmo procedimento antecipando os pagamentos das obras cinematográficas e audiovisuais contratadas e enquanto eram adotadas estas medidas excecionais perante a crise continuamos sempre a trabalhar nas pastas de uma forma estrutural e integrada”.

Nuno Artur Silva enalteceu ainda o plano de digitalização do cinema português que é da responsabilidade da cinemateca e que tem como peça chave, obviamente a questão do laboratório. “Estamos a trabalhar no melhor modelo de funcionamento para o laboratório e estamos a trabalhar também no arquivo digital”, apontando este ser “um projeto no valor de um milhão de euros”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.