[weglot_switcher]

Governo anuncia que recebeu propostas de investimento na fileira do hidrogénio equivalentes a 7,5% do PIB

Consulta ao mercado atraiu 74 manifestações de interesse, com projetos de investimento que ascendem a 16 mil milhões de euros. Todos serão agora avaliados por um comité que envolve os ministérios do Ambiente e Ação Climática, Economia e Transição Digital, Negócios Estrangeiros e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
  • Lusa
19 Julho 2020, 11h47

O Governo anunciou neste domingo que recebeu 74 manifestações de interesse relativas a projetos de investimento da fileira industrial do hidrogénio, num total de 16 mil milhões de euros, o que equivale a 7,5% do produto interno bruto (PIB) português.

Segundo o comunicado publicado no portal do Governo, a consulta ao mercado terminada na sexta-feira atraiu o interesse de empresas portuguesas e de outros países europeus, “mobilizando grandes empresas, pequenas e médias empresas, agentes de inovação e investigação” e a abranger “diferentes áreas estratégicas desde a produção de hidrogénio verde aos transportes”, com o projeto que mobiliza mais recursos a ocorrer na área química e a revelar “a capacidade de mobilização da indústria portuguesa e o reconhecimento da oportunidade do desenvolvimento da economia do hidrogénio, em contexto nacional e europeu”.

O passo seguinte será a análise dos projetos e verificação dos requisitos previstos por um comité de admissão que envolve quatro ministérios: Economia e Transição Digital, Ambiente e Ação Climática, Negócios Estrangeiros e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Também haverá apoio técnico da Direção-Geral de Energia e Geologia e do Laboratório Nacional de Energia e Geologia. Já no dia 27 de julho será realizado um infoday destinado a encontrar “eventuais complementaridades” entre as 74 manifestações de interesse submetidas.

Esta auscultação do mercado destina-se, segundo o Executivo, a robustecer a candidatura portuguesa ao Important Project of Common European Interest e incentivar sinergias a nível de cluster industrial. No convite à participação foi vincado que se esperavam projetos que se traduzissem num valor acrescentado, “nomeadamente por via do estabelecimento em Portugal e da criação de emprego”, sendo fundamental a redução de emissões de dióxido de carbono equivalente associada a esses projetos.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.