Governo aperta controlo à entrada de funcionários no Estado e cria megabase de dados

A nova portaria referente à Administração Pública pretende poupar, controlar entradas e agilizar o recrutamento,

Cristina Bernardo

O Governo vai implementar uma medida que prevê que os concursos para a entrada no Estado passem a ser feitos de forma centralizada, revela o “Público” na edição desta sexta-feira. A nova portaria referente à Administração Pública (AP) pretende poupar, controlar entradas e agilizar o recrutamento, segundo o matutino do grupo Sonae.

Já o “Jornal de Negócios” salienta a megabase de dados dos trabalhadores do Estado com a caracterização dos serviços da AP e seus recursos humanos. O diploma sobre esta questão ainda tem de passar pelo parlamento.

“Importa proceder à reforma e robustecimento do sistema de informação à alteração da estrutura de informação e caracterização das entidades públicas e dos respectivos recursos humanos, de forma a obter dados mais ricos que potenciem e fundamentem a elaboração de análises estatísticas e de estudos técnicos”, argumenta o decreto-lei a que o diário de economia teve acesso.

Recomendadas

“Vamos assistir à terceirização do e-commerce”, afirma presidente da ACEPI

O presidente da ACEPI, Alexandre Nilo Fonseca, considera que o ramo alimentar, “que até agora tem estado um bocadinho afastado do digital”, vai assistir a uma evolução no comércio ‘online’.

VAR provoca perdas de milhares de euros

Portugal está a adaptar-se ao VAR e se dentro do campo ainda reina a polémica, fora das quatro linhas, entre quem aposta, o cenário não muda. A ‘escaldante’ final four da Taça da Liga resultou em perdas de milhares de euros.

União Europeia facilita compras digitais mas Portugal falha prazo

“A Comissão está a acompanhar de perto a situação e em breve decidiremos as próximas medidas para garantir que todos os Estados-membros cumprem as suas obrigações”, diz Nathalie Vandystadt, porta-voz de Bruxelas.
Comentários