Governo apresenta projeto-piloto do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Este projeto-piloto prevê um investimento total de 8,5 milhões de euros

Ler mais

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, apresentou o projeto-piloto do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), na Porta do Mezio, em Arcos de Valdeevez, fazendo um ponto de situação sobre a recuperação dos ‘habitats’ naturais, o reforço das equipas e dos equipamentos dos agentes florestais e a melhoria da rede de comunicações móveis.

“O Parque Nacional da Peneda Gerês é o único no país com este estatuto de classificação, no quadro do Sistema Nacional de Áreas Classificadas. Em outubro de 2016, após os incêndios florestais que atingiram o Parque, o Conselho de Ministros a provou o ‘Plano-Piloto de prevenção de incêndios florestais e de valorização e recuperação de ‘habitats’ naturais no Parque Nacional da Peneda-Gerês’ que visa a adoção de um conjunto de iniciativas, com destaque para a melhoria dos instrumentos de prevenção e redução do risco de incêndios”, sublinha um comunicado do Ministério do Ambiente.

O projeto-piloto do PNPG, cujo valor total do investimento é de 8,5 milhões de euros, incide igualmente na reflorestação de áreas ardidas, no ordenamento florestal, no reforço dos equipamentos e no aumento das equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais.

“A conservação dos ‘habitats’ naturais da Mata Nacional, a revitalização e regulação de setores produtivos tradicionais e a promoção de ações de informação da população residente e dos agentes locais, bem como a melhoria da cobertura da rede móvel são outras ações que já estão em curso”, acrescenta o referido comunicado.

Programa

10:00 – Encontro nas Portas do Mezio (PNPG)

10:15 – Boas-Vindas do Presidente de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves

10:30 – Apresentação do Projeto-Piloto do PNPG – Armando Loureiro

10:50 – Intervenção do Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes

11:00 – Revista às 10 Equipas contratadas e respetivos equipamentos

 

Recomendadas

Rio de Janeiro multa bares e restaurantes que oferecem palhinhas de plástico

As autoridades do Rio de Janeiro começaram hoje a multar os cafés, restaurantes e bares de praia da emblemática cidade brasileira que oferecem palhinhas de plástico aos clientes. ”Estamos na vanguarda de uma grande luta em defesa do meio ambiente”.

Sismo de 2,7 na escala de Richter sentido na Terceira

De acordo com o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, o ‘abanão’ foi “sentido em Angra do Heroísmo” e o CIVISA “continua a acompanhar o evoluir da situação, emitindo novos comunicados caso necessário”.

Bruxelas investiga BMW, Daimler e grupo VW por suspeitas de cartel

O cartel “pode ter negado aos consumidores a oportunidade de comprar carros menos poluentes, apesar de a tecnologia estar disponível para os fabricantes”, segundo a comissária europeia para a Concorrência, Margrethe Vestager.
Comentários