[weglot_switcher]

Governo aprova investimento de 45 milhões de euros na CP

Verba será distribuída de forma plurianual, dos quais nove milhões serão para aplicar durante este ano. O documento indica ainda a autorização imediata para a contratação de 120 trabalhadores para a empresa de transporte ferroviário.
27 Junho 2019, 14h58

O Conselho de Ministros aprovou um investimento de 45 milhões para a CP – Comboios de Portugal, naquela que faz parte de “um conjunto de medidas com vista a salvaguardar o serviço público ferroviário de qualidade”, indica o comunicado publicado esta quinta-feira.

Destes 45 milhões de euros, nove serão para executar já durante este ano, sendo que no documento existem também medidas relacionadas com a “autorização para a contratação imediata de 120 trabalhadores para a CP e de 67 trabalhadores para a Empresa de Manutenção de Equipamento Ferroviário (EMEF), e ainda a possibilidade de contratação automática para suprir as saídas que ocorram na empresa a partir do mês de julho”.

O Conselho de Ministros refere no mesmo documento para a necessidade de “avançar para a integração da EMEF na CP até 31 de dezembro de 2019”, bem como “assegurar a entrada em vigor do contrato de serviço público de transporte ferroviário de passageiro entre a CP e o Estado”, por forma a “garantir que a EMEF tem condições, a curto prazo, para avançar com a recuperação, renovação e manutenção de material circulante, nomeadamente através da reabertura da oficina de Guifões”.

Com estas novas medidas o Governo espera que “a promoção de um maior investimento e o reforço dos recursos humanos, aliados à decisão de iniciar o processo de integração da EMEF na CP, à existência de um contrato de serviço público de transporte ferroviário de passageiros e à concretização da negociação dos acordos de empresa, permitirão criar as condições para o desenvolvimento da empresa a médio e longo prazo, de modo a garantir adequados padrões de fiabilidade, regularidade, qualidade e atratividade do serviço público ferroviário”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.