[weglot_switcher]

Governo aprova parque eólico de 60 milhões parado há uma década

Situado no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, o projeto compreende uma potência instalada total de 49,27 MVA.
24 Janeiro 2018, 12h04

O secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Sanches, autorizou a licença de produção do Parque Eólico de Penacova, que aguardava licenciamento há 10 anos e que representa um investimento potencial de cerca de 60 milhões de euros.

O projeto, promovido pelo Parque Eólico Serra do Oeste, sociedade do grupo EDP Renováveis, integrava a Fase B do concurso de atribuição de licenças eólicas realizado em 2008 e estava desde então parado.

Situado no concelho de Penacova, distrito de Coimbra, o projeto compreende uma potência instalada total de 49,27 MVA.

Em comunicado, a Secretaria de Estado da Energia refere que o número de parques eólicos autorizados pelo Governo, ao abrigo dos concursos de atribuição de licenças eólicas de 2008 e 2009, os quais beneficiam de tarifas ‘feed-in’ (subsidiadas), sobe assim para quatro, num total de 123 megawatts de capacidade instalada.

A EDP Renováveis é igualmente a empresa responsável pelo desenvolvimento dos restantes projetos autorizados, dois dos quais se situam no concelho da Batalha e um em Tarouca.

“A validação destas licenças assentam no compromisso assumido pelo Governo de garantir a estabilidade contratual e regulatória no setor energético”, destaca o comunicado.

À luz da estratégia energética deste governo foram já aprovadas 21 centrais solares fotovoltaicas, equivalentes a 756 megawatts de capacidade instalada e a um investimento potencial de 550 milhões de euros.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.