[weglot_switcher]

Governo avança com sociedades de investimento em imóveis este ano

A introdução dos fundos de investimento em imobiliário, que normalmente são cotados em bolsa, irá possibilitar um crescimento mais sustentável do mercado, segundo o ministro Pedro Siza Vieira.
  • Cristina Bernardo
18 Setembro 2018, 17h16

O Governo português está a planear apresentar uma proposta de lei para a criação de sociedades de investimento em imobiliário ou Real Estate Investment Trust (REIT) ainda este ano. O anúncio foi feito pelo ministro adjunto, Pedro Siza Veira, esta terça-feira no Portugal Real Estate Summit, segundo noticia a agência Bloomberg.

“Queremos trazer uma abordagem mais profissional à gestão de propriedades e assegurar que aumentamos a oferta de arrendamento”, disse Pedro Siza Vieira, à Bloomberg. “A legislação estará pronta antes do final do ano, para os REIT começarem a operar no próximo ano”.

A introdução dos fundos de investimento em imobiliário, que normalmente são cotados em bolsa, irá fomentar um mercado, já em condições favoráveis, segundo o governante.

A expetativa do Executivo liderado por António Costa é que os REIT atraiam mais investimento para o mercado nacional, mas também que permitam aumentar a oferta de arrendamento, numa altura em que os preços das habitações dispararam para máximos criando dificuldades para os residentes no centro de Lisboa.

A falta de habitações a valores comportáveis para os salários portugueses nos maiores centros urbanos é uma “preocupação” para Siza Vieira. “Sabemos que é um fenómeno global – que os preços estão a subir nos centros das cidade – o que cria um problema social”, disse, acrescentando que a proposta dos REIT é também uma forma de combater esse problema, sem limitar o boom do setor.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.