[weglot_switcher]

Governo checo torna obrigatório o uso de máscaras

O Governo checo tornou obrigatório o uso de máscaras. Os cidadãos já estão a produzir máscaras em casa como forma de se protegerem da epidemia da Covid-19. República Checa e Eslováquia são os dois únicos países europeus que tornaram obrigatório o uso de máscaras.
2 Abril 2020, 13h08

Os cidadãos da República Checa estão a produzir máscaras em casa. A medida surge depois do governo checo decretar obrigatório o uso de máscaras para combater a pandemia do novo coronavírus, segundo o The Guardian.

O primeiro-ministro checo, Andrej Babiš, ordenou que o uso de máscaras fosse visto como algo vital no controlo da Covid-19 e pediu que outros governos seguissem o seu exemplo, para se conseguir reduzir os riscos de propagação. O único país que respondeu a este apelo foi a Eslováquia, sendo que atualmente apenas estes dois país impuseram o uso obrigatório de máscaras.

Embora a utilização de máscaras seja algo apoiado pela Organização Mundial da Saúde, os benefícios da sua utilização estão a ser contestadas por algumas entidades, nomeadamente a Direção-Geral da Saúde em Portugal, que aponta que estas só devem ser utilizadas por profissionais de saúde ou doentes infetados com o vírus.

Além do uso obrigatório de proteção facial, o governo checo encerrou as fronteiras com a Europa Central e decidiu decretar o fecho de todas as lojas e serviço, com exceção dos essenciais, transformando a capital turística numa cidade fantasma devolvida aos cidadãos de Praga.

Num vídeo partilhado pelo governo, o ministro da Saúde checo, Adam Vojtěch, explica as medidas e porque é essencial os cidadãos usarem as máscaras. “A República Checa é um dos poucos na Europa que observou um abrandamento significativo na propagação do vírus”, aponta. “A principal diferença é que todos os que saem de casa, têm de usar máscara”, esclarece o vídeo.

As farmácias do país estão a emitir avisos que não vendem máscaras cirúrgicas a cidadãos comuns, uma vez que os profissionais de saúde já estão a verificar falta de material nos hospitais e centros de saúde.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.