[weglot_switcher]

Governo com “forte expectativa” de que “haja condições para desconvocar greve” dos motoristas hoje

“Num dia importante, apelo às partes para um entendimento e para que a greve chegue ao fim. O comunicado da Antram de ontem ao fim do dia é um bom sinal”, disse João Pedro Matos Fernandes. A greve dos motoristas decorre há sete dias.
18 Agosto 2019, 12h23

O ministro do Ambiente e da Transição Energética acredita que existem condições para que este domingo a greve dos motoristas seja desconvocada. João Pedro Matos Fernandes apelou novamente esta manhã a um entendimento e disse que o sétimo dia de paralisação está a ser marcado pela “normalidade”.

“Num dia importante, apelo às partes para um entendimento e para que a greve chegue ao fim. O comunicado da Antram de ontem ao fim do dia é um bom sinal, deixa claríssima a disponibilidade para negociar, aceitando a mediação oferecida pelo Governo”, disse João Pedro Matos Fernandes aos jornalistas, em declarações a partir da cidade do Porto. O governante referiu ainda que o Governo tem interesse em convocar uma reunião “tão breve quanto possível” caso a paralisação chegue hoje ao fim.

O ministro afirmou que “a forte expectativa que o Governo tem” é a de que o único sindicato que ainda se encontra em greve [SNMMP], depois de os outros terem chegado a acordo com a associação patronal, encontre uma solução “logo à tarde no plenário”. O Executivo acredita que há “condições para desconvocar a greve” e para se iniciar “o processo de mediação, procurando uma outra forma de defender os legítimos interesses dos trabalhadores”.

No mais recente briefing, o ministro do Ambiente e da Transição Energética lembrou que ontem os serviços mínimos foram ultrapassados, tendo sido cumpridos em 123%, e adiantou que as refinarias de Sines e de Leça da Palmeira “estão em prontidão”. “Todas as unidades autónomas de gás estão abastecidas”, acrescentou.

Como é habitual, ao domingo só se realizam os abastecimentos nos aeroportos. No caso de Faro, das 28 viagens previstas às 11h30 já tinham sido realizadas dez. Em Lisboa já foram realizadas 60% viagens previstas, mais do que as 25% cumpridas à mesma hora deste sábado.

A utilização dos três ramos das Forças Armadas para distribuir combustível no país está a ser cada vez menos, segundo o Governo. Ainda assim, três equipas de militares saíram hoje de Aveiras de Cima em direção ao aeroporto Humberto Delgado para fazer o abastecimento desta infraestrutura. “Há mais seis equipas das Forças Armadas em prontidão caso os trabalhadores não compareçam por quererem estar presentes no plenário”, assegurou o ministro do Ambiente.

Notícia atualizada às 12h38

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.