[weglot_switcher]

Governo confirma reabertura de restaurantes e lojas esta segunda-feira

António Costa: “Não há razão que nos leve a adiar qualquer medida prevista para entrar em vigor na segunda-feira”
  • Omer Messinger/EPA
15 Maio 2020, 18h35

O primeiro-ministro, António Costa fez um balanço do estado epidemiológico em Portugal, esta sexta-feira, depois de terem entrado em vigor as medidas de desconfinamento decretadas pelo Estado no inicio deste mês.

Em conferência de imprensa, o primeiro-ministro considerou que face à tendência de decréscimo da pandemia em Portugal, o país encontra-se em condições para entrar numa segunda fase de desconfinamento.

Ao jornalistas, António Costa considerou que “perante a estes dados, podemos concluir que as primeiras medidas que tomamos há 15 dias atrás, e que entraram em vigor este mês não alteraram a tendência de controlar a evolução da pandemia”, anunciou. “Perante esta evolução não há razão que nos leve a adiar ou a retroceder qualquer das medidas previstas para entrar em vigor na próxima segunda feira”.

A partir de dia 18 de maio, vão ser abertas as lojas até 400 metros quadrados. “As lojas com mais de 400 metros quadrados terão que limitar essa área útil até essa dimensão”, sublinha o primeiro-ministro.

Será alargada a atividade da restauração, nomeadamente dos cafés e pastelarias com lotação até 50%, incluíndo esplanadas.

Serão reabertas as escolhas para os alunos doa 11º e 12º anos ou alunos dos 2º e 3º anos de outras ofertas formativas. Serão distribuídos 4.2 milhões de máscaras, 17 mil litros de desinfectante, 620 mil luvas, 966 mil avetais e 22.500 viseiras.

Quanto aos lares, o Governo afirma vão ser retomadas as visitas, mas com regras: Será apenas permitido um visitante por utente, uma vez por semana (máximo 90 minutos) e com marcação prévia. Distanciamento físico, máscara e regras de higienização vão ter que continuar a ser cumpridas.

As creches também reabrem na segunda-feira, com opção de manter o apoio à família caso os pais decidam continuar em casa. O Governo anuncia que 23.085 testes já foram realizados sendo que 80% dos funcionários já foram testados.

Também os museus e palácios vão reabrir esta segunda-feira e terão que cumprir as regras de contingência e higienização. Para o final do mês, retomar-se-ão as celebrações comunitárias religiosas com regras definidas entra a DGS.

Reabertura total a partir de junho

“Podemos começar a desconfinar parcialmente quem tem estado em teletrabalho obrigatório, o que não significa que seja obrigatório deixar de estar em teletrabalho, pelo contrário. Os que o pretendem manter assim possa ser feito”, disse António Costa acrescentando que deverá ser criado um regime de “desconfinamento parcial” por “turnos diários ou semanais”.

À semelhança do que tinha dito em relação à nova dinâmica nas escolas, também os próximos tempos serão de adaptação para a nova realidade: “Para poderem ser praticadas e ensaiadas metodologias até termos uma vacina”.

Os restantes serviços que foram encerrados em março, com o estado de emergência, deverão reabrir no início de junho: lojas do cidadão, centros comerciais, creches, pré-escolar e ATLs, cinemas, teatros, salas de espetáculos ou auditórios, por exemplo.

O Conselho de Ministros reuniu-se esta sexta-feira para avaliar as medidas da primeira fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à segunda fase, estando previsto o regresso às aulas para alguns alunos e a reabertura das creches.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.