[weglot_switcher]

Governo considera que há “condições” para que eleições presidenciais decorram em “total segurança”

António Costa anunciou hoje as medidas que vão vigorar no novo Estado de Emergência que decorre entre 8 e 15 de janeiro. As eleições presidenciais vão decorrer normalmente
7 Janeiro 2021, 15h10

O primeiro-ministro considera que existem condições para que as eleições presidenciais decorram em segurança, apesar do número de casos por Covid-19 estar a aumentar.

“A lei do Estado de Emergência (EdE) que vigora desde 1986 não permite qualquer tipo de proibição da atividade politica. Foi um tema muito discutido aquando do congresso do PCP, aplica-se a uma campanha eleitoral”, disse hoje António Costa durante o briefing do Conselho de Ministros.

As eleições presidenciais vão ter lugar a 24 de janeiro, domingo, e a campanha eleitoral vai arrancar no próximo domingo, 10 de janeiro.

“Seguramente que os candidatos ajustarão a  campanha às circunstâncias próprias, mesmo vigorando as medidas do Estado de Emergência”, destacou.

“Há condições para que o ato eleitoral decorra em total segurança”, garantiu António Costa dando o exemplo das eleições regionais dos Açores no final de 2020, onde decorreu a campanha e o ato eleitoral para eleger um novo Parlamento e Governo regional.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.