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Governo considera “uma prioridade absoluta” ligação Porto-Vigo em alta velocidade

Em entrevista ao jornal “La Voz de Galicia”, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, defende que o prolongamento da nova ligação ferroviária de alta velocidade de Lisboa-Porto a Vigo é uma “continuação lógica” e deixa ligação a Madrid para mais tarde.
  • Mário Cruz/LUSA
1 Novembro 2020, 15h45

O Governo considera “uma prioridade absoluta” a construção de uma linha de alta velocidade entre ligue o Porto à cidade espanhola de Vigo. Em entrevista ao jornal “La Voz de Galicia”, o ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, defende que o prolongamento da nova ligação ferroviária de alta velocidade de Lisboa-Porto a Vigo é uma “continuação lógica” e deixa ligação a Madrid para mais tarde.

“Para nós, é uma prioridade absoluta ligar Lisboa e Porto em alta velocidade, e o Porto a Vigo”, afirmou Pedro Nuno Santos, ao jornal galego. Segundo Pedro Nuno Santos, a iniciativa é, “para qualquer português do norte e para qualquer galego”, “fácil compreender”. “Com quem é que os portugueses têm mais relações económicas e de afinidade? A quem perguntar responderá rapidamente: com os galegos e com a Galiza”, explicou.

Numa primeira fase, a ideia do Governo é ligar Braga a Vigo, estando a construção deste troço estimada em 900 milhões de euros. A ligação entrará em funcionamento assim que a atual linha ferroviária que liga Porto a Braga estiver modernizada. Mais tarde, o Governo planeia avançar com uma nova ligação do aeroporto Sá Carneiro, no Porto, a Braga. Desta forma, a viagem entre Porto e Vigo, que demora agora 2h22 será feita em 55 minutos. Já Lisboa-Vigo demoraria “pouco mais de duas horas”.

Já a ligação à capital espanhola, Madrid, irá ficar, por enquanto, de lado. “Não vamos avançar já com uma linha de alta velocidade Madrid-Lisboa para nos podermos concentrar, nos próximos anos, em tornar realidade a alta velocidade no Norte”, referiu. Para uma futura ligação das duas capitais europeias está a ser pensada a construção de “um troço de via dupla, de alta velocidade de mercadorias e passageiros, entre Lisboa e Évora para chegar depois até à fronteira com Badajoz e daí até Madrid”.

“Aproveitando os fundos comunitários do próximo quadro financeiro plurianual da União Europeia, iremos dedicar grande parte à modernização das linhas ferroviárias do país, onde se inclui estes dois projetos de alta velocidade. Depois de aprovados, teremos um prazo para materializá-los até o final de 2029″, referiu, sublinhando que 2030 é “uma data realista e possível” para a concretização da ligação Lisboa-Vigo.

Compromisso com o PSD

O ministro reconhece que há alguma desconfiança da parte da população “porque os sucessivos governos portugueses estão há 20 anos a falar deste tema e ficou tudo no ar”, no entanto, garante que desta vez é diferente. Pedro Nuno Santos realçou há “o consenso de grande parte da sociedade portuguesa e dos principais partidos”, quer da parte do Governo e do Partido Socialista (PS), como do Partido Social Democrata (PSD).

“Temos o compromisso da atual liderança do PSD, ao contrário do que aconteceu no passado, de que se vierem a governar, irão dar continuidade a estes dois projetos de alta velocidade Lisboa-Porto-Vigo”, adiantou.

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