Governo cria programa com 19 medidas para dinamizar o empreendedorismo

Objetivo passa por dar apoio a jovens empresas com especial enfoque nas áreas do turismo, comércio e restauração, através do programa ‘Startup Portugal’ que conta com um investimento de 300 milhões de euros.

O Governo português lançou 19 medidas que visam dinamizar o empreendedorismo. O programa ‘Startup Portugal’ foi apresentado esta segunda-feira no ‘Lisbon Art Center & Studios’ e terá um investimento de 300 milhões de euros, com o objetivo de apoiar jovens empresas com especial enfoque nas áreas do turismo, comércio e restauração.

Estas medidas contemplam também algumas mudanças em programas que já existentes, como o ‘Startup Voucher‘, o ‘Vale Incubação’, e ‘Momentum’.

Uma das principais novidades do programa ‘Startup Portugal’, diz respeito à criação de um centro de inovação no turismo, de onde irá surgir a ‘Digital Tourismo Academy’, que consiste num programa de capacitação de empresas turísticas para este formato.

Existirá ainda a criação de cursos de formação para empreendedores e trabalhadores de startups, que serão comparticipados em 90% através do programa operacional competitividade e internacionalização (COMPETE), no qual o Governo deseja formar pelo menos, 1.200 pessoas.

Outra novidade passa por uma linha denominada ‘ADN Startup’, que terá 10 milhões de euros à disposição de empresas que tenham até quatro, ou menos anos de existência e com pelo menos 15% de capitais próprios.

Relacionadas

GovTech: 113 startups participam em concurso público que testa blockchain

Até 15 de setembro, o júri e o público irão selecionar seis protótipos finalistas. Uma das grandes novidades é exatamente a participação aberta, através de uma infraestrutura criada com a tecnologia blockchain.

Startup Madeira abre inscrições para a 7ª edição da Oficina do Empreendedor

Programa é gratuito e visa estimular o empreendedorismo. Esta edição está limitada a 50 participantes.

IFD apoia mais 29 investidores em startups na linha dos 18,5 milhões de euros

A instituição, mais conhecida como banco de fomento, anunciou que há mais 29 entidades com financiamento aprovado. A lista da segunda fase de entidades veículo de ‘business angels’ só será tornada pública no dia 15 de maio, explicou ao Jornal Económico fonte oficial do gabinete do secretário de Estado Adjunto e do Comércio.
Recomendadas

Farfetch aumenta preço da entrada em bolsa para até 19 dólares por ação

Depois de o interesse dos investidores em ações tecnológicas, a Farfetch aumentou o preço das ações em cerca de dois dólares para, entre os 17 e os 19 dólares, avaliando a empresa entre 4,9 e 5,5 mil milhões de dólares.

Lei ‘Uber’ foi “aprovada por 80% dos deputados”, recorda Uber Portugal

Uber Portugal reage ao protesto dos taxistas e esclarece que lei foi aprovada por 80% dos deputados. Para a Uber, a lei que regula a atividade de TVDE traz “estabilidade e segurança jurídica” aos motoristas e utilizadores da Uber.

Cash Express quer reforçar rede no Algarve a partir do êxito de Portimão

A primeira loja desta rede em Portugal, aberta em Portimão, apresenta um crescimento significativo com uma faturação na ordem de um milhão de euros.
Comentários