[weglot_switcher]

Governo da Madeira anuncia hoje novas medidas para combate à Covid-19

As medidas devem incluir “restrições ao nível dos lares de terceira idade, serviços de saúde e administração pública, bem como pelo reforço do controlo nos portos e aeroportos do arquipélago”, disse o presidente do executivo regional. Não devem também encerrar as atividades económicas, nem os estabelecimentos de diversão noturna, acrescentou Miguel Albuquerque.
18 Novembro 2021, 09h04

O aumento de casos positivos de Covid-19, e a escalada nos internamentos causados pelo vírus, são algumas das causas que vão levar o Governo da Madeira a anunciar esta quinta-feira novas medidas de combate ao coronavírus.

Na passada quarta-feira o presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, já levantou o pano sobre que tipo de medidas podem ser tomadas esta quinta-feira.

O alvo principal das novas medidas que o executivo regional se prepara para tomar deverão ser os não vacinados contra a Covid-19.

“A situação de não vacinado, neste momento, é uma situação muito perigosa”, disse Albuquerque, na passada quarta-feira, acrescentando que das hospitalizações que existiam, à data, devido ao coronavírus, 60% não tomou a vacina contra o vírus.

A região autónoma no espaço de uma semana passou de onze hospitalizações devido ao coronavírus para 37 (30 em unidades polivalentes e sete em cuidados intensivos), de acordo com os dados da Direção Regional de Saúde.

Esta escalada nas hospitalizações surge numa altura em que a região autónoma tem 85% da população com a primeira dose da vacina e 84% com a vacinação completa, segundo dados da Secretaria Regional da Saúde e Proteção Civil.

Medidas devem ser controlo

O governante esclareceu que as medidas não devem ser de encerramento de atividades mas sim de “controlo” de modo a evitar o contágio por Covid-19.

As medidas que serão tomadas devem incluir “restrições ao nível dos lares de terceira idade, serviços de saúde e administração pública, bem como pelo reforço do controlo nos portos e aeroportos do arquipélago”, disse o presidente do executivo regional.

Não devem também encerrar as atividades económicas, nem os estabelecimentos de diversão noturna, acrescentou Albuquerque.

No passado o aumento dos casos positivos de Covid-19 já levaram o Governo da Madeira a impor o recolher obrigatório, e a colocar restrições no horário de funcionamento das atividades económicas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.