[weglot_switcher]

Governo da Madeira dá auxílio complementar a viticultores

O apoio financeiro varia entre os 100 e os 250 euros de acordo com a área declarada no manifesto de produção do viticultor.
  • Benoit Tessier/Reuters
13 Fevereiro 2018, 10h26

O Governo Regional da Madeira decidiu conceder um auxílio financeiro complementar aos viticultores entre os 100 e os 250 euros de acordo com a área declarada no manifesto de produção.

A resolução do executivo madeirense justifica este apoio ao setor da viticultura devido às “dificuldades subjacentes à pequena dimensão das explorações vitícolas”, da importância de certos fatores de produção como “os produtos fitofarmacêuticos e dos fertilizantes” de modo a se ter “uvas que cumpram os requisitos legais em vigor e com os parâmetros de qualidade”.

Este apoio tem ainda em conta a insularidade e ultraperiferia da Madeira e os “sobrecustos” associados à produção de vinho com a designação IGP ‘Terras Madeirenses’, DOP ‘Madeirense’ ou DOP ‘Madeira’.

A resolução acrescenta ser “fundamental” e de “inegável interesse público” apoiar “o custo de aquisição de certos fatores de produção” de modo a “assegurar a sustentabilidade do setor da vitícola da Madeira”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.