[weglot_switcher]

Governo da Madeira estabelece contrato-programa para progressão na carreira dos bombeiros

O contrato-programa é de 10 mil euros. Os bombeiros voluntários de Câmara de Lobos vão ter direito a um montante de 3 mil e 315 euros.
26 Fevereiro 2019, 07h45

As Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários da Madeira vão receber uma verba de 10 mil euros, no âmbito de um contrato-programa assinado com o Governo Regional, para dar resposta aos encargos orçamentais decorrentes das progressões das carreiras, de acordo com resolução publicada em diário oficial.

Os Bombeiros Voluntários de Câmara de Lobos recebem a maior quantia com 3 mil 315 euros, seguidos pelos da Ribeira Brava e Ponta do Sol, com 2 mil 391 euros, da Calheta (2 mil e 100 euros), Santana (1 mil e 53 euros), e Voluntários Madeirenses (828 euros).

A resolução diz que esta verba serve para dar seguimento ao compromisso assumido pelo Serviço Regional
de Proteção Civil, de compensar as associações de bombeiros “pelo acréscimo dos custos resultantes
do processo” de progressão da Carreira dos Bombeiros, que permitiu que 111 bombeiro, 76 dos quais com vínculo profissional, tivessem as suas promoções, aprovadas nos concursos internos.

De referir que em agosto, Miguel Albuquerque, presidente do Governo Regional tinha dito que o executivo tinha dado início aos procedimentos para a progressão da carreira dos bombeiros.

É muito importante dar boas condições em termos de materiais mas também criar os incentivos em termos de carreiras”, referiu o governante.

“Temos de criar as condições para cada corporação fazer as promoções em função das necessidades. Criamos a base de apoio financeiro. Neste momento cabe a cada corporação desencadear os procedimentos para a valorização da carreira dos nossos bombeiros”, sublinhou o líder do executivo madeirense.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.